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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Reinvenções e reconfigurações: Os deslocamentos simbólicos em adaptações de Chapeuzinho Vermelho
Título(s) alternativo(s): Reinventions and reconfigurations: Symbolic displacements in Little Red Riding Hood adaptations
Autor(es): Cândido, Natália Gomes
Primeiro orientador: Ribeiro, Elzimar Fernanda Nunes
Primeiro membro da banca: Cunha, Jakeline Fernandes
Segundo membro da banca: Santos, Neli Edite dos
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo pesquisar sobre o conto de fadas conhecido como Chapeuzinho Vermelho, para então realizar análises dos textos da literatura infantil brasileira Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, e Fita Verde no cabelo, de Guimarães Rosa; comparando-os com as versões clássicas de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm, a partir das teorias dos Estudos do Imaginário. Nesse processo de leitura comparada das referidas obras, verificamos diferenças e afastamentos que apontam para deslocamentos significativos de símbolos. Por meio de uma metodologia descritivo-analítica, buscamos analisar esses deslocamentos nas adaptações do conto clássico, bem como refletir a respeito da relevância da Pedagogia do Imaginário para o ensino da leitura e para a formação de leitores, na Educação Básica. Para tais considerações, embasamo-nos em teóricos como Bettelheim (2020), Coelho (2008), Darnton (1986), Durand (2012), Hutcheon (1991), Jung (2011), Wunenburger (2006), entre outros.
Abstract: This work objectives to research the fairy tale Little Red Riding Hood, to analyze the Braziliam children’s literature books Chapeuzinho Amarelo, by Chico Buarque e Fita verde no cabelo, by Guimarães Rosa; for comparing them to classic versions by Charles Perrault and by the Brothers Grimm, based on theories of Studies of Imaginary. Proceeding a comparative reading of these literary texts, we verified differences and displacements that point to a remarkable transposition of symbols. Using a descriptive-analytical methodology, we have intended to analyze the changes in the adaptations of the classic tale, as well making a reflection about the relevance of a Pedagogy of Imagination for the reading education and for the literary reading, especially in the elementary school. Our considerations are based on theorists such as Bettelheim (2020), Coelho (2008), Darnton (1986), Durand (2012), Hutcheon (1991), Jung (2011), Wunenburger (2006), among others.
Palavras-chave: Contos de fada
Fairy tales
Estudos do Imaginário
Studies of the imaginary
Símbolos
Symbols
Arquétipos
Archetypes
Literatura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Literatura
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Referência: CÂNDIDO, Natália Gomes. Reinvenções e reconfigurações: Os deslocamentos simbólicos em adaptações de Chapeuzinho Vermelho. 2024. 140 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.576.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.576
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43512
Data de defesa: 16-Jul-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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