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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43512
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Reinvenções e reconfigurações: Os deslocamentos simbólicos em adaptações de Chapeuzinho Vermelho |
Título(s) alternativo(s): | Reinventions and reconfigurations: Symbolic displacements in Little Red Riding Hood adaptations |
Autor(es): | Cândido, Natália Gomes |
Primeiro orientador: | Ribeiro, Elzimar Fernanda Nunes |
Primeiro membro da banca: | Cunha, Jakeline Fernandes |
Segundo membro da banca: | Santos, Neli Edite dos |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo pesquisar sobre o conto de fadas conhecido como Chapeuzinho Vermelho, para então realizar análises dos textos da literatura infantil brasileira Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, e Fita Verde no cabelo, de Guimarães Rosa; comparando-os com as versões clássicas de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm, a partir das teorias dos Estudos do Imaginário. Nesse processo de leitura comparada das referidas obras, verificamos diferenças e afastamentos que apontam para deslocamentos significativos de símbolos. Por meio de uma metodologia descritivo-analítica, buscamos analisar esses deslocamentos nas adaptações do conto clássico, bem como refletir a respeito da relevância da Pedagogia do Imaginário para o ensino da leitura e para a formação de leitores, na Educação Básica. Para tais considerações, embasamo-nos em teóricos como Bettelheim (2020), Coelho (2008), Darnton (1986), Durand (2012), Hutcheon (1991), Jung (2011), Wunenburger (2006), entre outros. |
Abstract: | This work objectives to research the fairy tale Little Red Riding Hood, to analyze the Braziliam children’s literature books Chapeuzinho Amarelo, by Chico Buarque e Fita verde no cabelo, by Guimarães Rosa; for comparing them to classic versions by Charles Perrault and by the Brothers Grimm, based on theories of Studies of Imaginary. Proceeding a comparative reading of these literary texts, we verified differences and displacements that point to a remarkable transposition of symbols. Using a descriptive-analytical methodology, we have intended to analyze the changes in the adaptations of the classic tale, as well making a reflection about the relevance of a Pedagogy of Imagination for the reading education and for the literary reading, especially in the elementary school. Our considerations are based on theorists such as Bettelheim (2020), Coelho (2008), Darnton (1986), Durand (2012), Hutcheon (1991), Jung (2011), Wunenburger (2006), among others. |
Palavras-chave: | Contos de fada Fairy tales Estudos do Imaginário Studies of the imaginary Símbolos Symbols Arquétipos Archetypes Literatura |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Assunto: | Literatura |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
Referência: | CÂNDIDO, Natália Gomes. Reinvenções e reconfigurações: Os deslocamentos simbólicos em adaptações de Chapeuzinho Vermelho. 2024. 140 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.576. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.576 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43512 |
Data de defesa: | 16-Jul-2024 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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