Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43512
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCândido, Natália Gomes-
dc.date.accessioned2024-09-26T20:53:37Z-
dc.date.available2024-09-26T20:53:37Z-
dc.date.issued2024-07-16-
dc.identifier.citationCÂNDIDO, Natália Gomes. Reinvenções e reconfigurações: Os deslocamentos simbólicos em adaptações de Chapeuzinho Vermelho. 2024. 140 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.576.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43512-
dc.description.abstractThis work objectives to research the fairy tale Little Red Riding Hood, to analyze the Braziliam children’s literature books Chapeuzinho Amarelo, by Chico Buarque e Fita verde no cabelo, by Guimarães Rosa; for comparing them to classic versions by Charles Perrault and by the Brothers Grimm, based on theories of Studies of Imaginary. Proceeding a comparative reading of these literary texts, we verified differences and displacements that point to a remarkable transposition of symbols. Using a descriptive-analytical methodology, we have intended to analyze the changes in the adaptations of the classic tale, as well making a reflection about the relevance of a Pedagogy of Imagination for the reading education and for the literary reading, especially in the elementary school. Our considerations are based on theorists such as Bettelheim (2020), Coelho (2008), Darnton (1986), Durand (2012), Hutcheon (1991), Jung (2011), Wunenburger (2006), among others.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContos de fadapt_BR
dc.subjectFairy talespt_BR
dc.subjectEstudos do Imagináriopt_BR
dc.subjectStudies of the imaginarypt_BR
dc.subjectSímbolospt_BR
dc.subjectSymbolspt_BR
dc.subjectArquétipospt_BR
dc.subjectArchetypespt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleReinvenções e reconfigurações: Os deslocamentos simbólicos em adaptações de Chapeuzinho Vermelhopt_BR
dc.title.alternativeReinventions and reconfigurations: Symbolic displacements in Little Red Riding Hood adaptationspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Elzimar Fernanda Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2361018161551387pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Jakeline Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4732325960456057pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Neli Edite dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0006005608936243pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6834975262930918pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo pesquisar sobre o conto de fadas conhecido como Chapeuzinho Vermelho, para então realizar análises dos textos da literatura infantil brasileira Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, e Fita Verde no cabelo, de Guimarães Rosa; comparando-os com as versões clássicas de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm, a partir das teorias dos Estudos do Imaginário. Nesse processo de leitura comparada das referidas obras, verificamos diferenças e afastamentos que apontam para deslocamentos significativos de símbolos. Por meio de uma metodologia descritivo-analítica, buscamos analisar esses deslocamentos nas adaptações do conto clássico, bem como refletir a respeito da relevância da Pedagogia do Imaginário para o ensino da leitura e para a formação de leitores, na Educação Básica. Para tais considerações, embasamo-nos em teóricos como Bettelheim (2020), Coelho (2008), Darnton (1986), Durand (2012), Hutcheon (1991), Jung (2011), Wunenburger (2006), entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration140pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.576pt_BR
dc.crossref.doibatchid55984a00-6793-4f2f-bd6d-08954d5305cf-
dc.subject.autorizadoLiteraturapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReivençõesReconfiguraçõesDeslocamentos.pdfDissertação5.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.