Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43512
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Reinvenções e reconfigurações: Os deslocamentos simbólicos em adaptações de Chapeuzinho Vermelho
Alternate title (s): Reinventions and reconfigurations: Symbolic displacements in Little Red Riding Hood adaptations
Author: Cândido, Natália Gomes
First Advisor: Ribeiro, Elzimar Fernanda Nunes
First member of the Committee: Cunha, Jakeline Fernandes
Second member of the Committee: Santos, Neli Edite dos
Summary: Esse trabalho tem como objetivo pesquisar sobre o conto de fadas conhecido como Chapeuzinho Vermelho, para então realizar análises dos textos da literatura infantil brasileira Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, e Fita Verde no cabelo, de Guimarães Rosa; comparando-os com as versões clássicas de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm, a partir das teorias dos Estudos do Imaginário. Nesse processo de leitura comparada das referidas obras, verificamos diferenças e afastamentos que apontam para deslocamentos significativos de símbolos. Por meio de uma metodologia descritivo-analítica, buscamos analisar esses deslocamentos nas adaptações do conto clássico, bem como refletir a respeito da relevância da Pedagogia do Imaginário para o ensino da leitura e para a formação de leitores, na Educação Básica. Para tais considerações, embasamo-nos em teóricos como Bettelheim (2020), Coelho (2008), Darnton (1986), Durand (2012), Hutcheon (1991), Jung (2011), Wunenburger (2006), entre outros.
Abstract: This work objectives to research the fairy tale Little Red Riding Hood, to analyze the Braziliam children’s literature books Chapeuzinho Amarelo, by Chico Buarque e Fita verde no cabelo, by Guimarães Rosa; for comparing them to classic versions by Charles Perrault and by the Brothers Grimm, based on theories of Studies of Imaginary. Proceeding a comparative reading of these literary texts, we verified differences and displacements that point to a remarkable transposition of symbols. Using a descriptive-analytical methodology, we have intended to analyze the changes in the adaptations of the classic tale, as well making a reflection about the relevance of a Pedagogy of Imagination for the reading education and for the literary reading, especially in the elementary school. Our considerations are based on theorists such as Bettelheim (2020), Coelho (2008), Darnton (1986), Durand (2012), Hutcheon (1991), Jung (2011), Wunenburger (2006), among others.
Keywords: Contos de fada
Fairy tales
Estudos do Imaginário
Studies of the imaginary
Símbolos
Symbols
Arquétipos
Archetypes
Literatura
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Literatura
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Quote: CÂNDIDO, Natália Gomes. Reinvenções e reconfigurações: Os deslocamentos simbólicos em adaptações de Chapeuzinho Vermelho. 2024. 140 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.576.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.576
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43512
Date of defense: 16-Jul-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReivençõesReconfiguraçõesDeslocamentos.pdfDissertação5.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.