Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43473
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-0025-7733
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Feituras colaborativas na gestão dos programas educacionais de financiamento suplementar: a atuação do CECAMPE Sudeste UFU e a produção de repositório temático
Título (s) alternativo (s): Collaborative achievements in the management of supplementary financing educational programs: the performance of CECAMPE Sudeste UFU and the production of a thematic repository
Autor: Limonta, Filipi Silva
Primer orientador: Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim
Primer miembro de la banca: Araújo, Cletiane Medeiros Costa de
Segundo miembro de la banca: Silva , Diva Souza
Resumen: O propósito desta pesquisa foi o de compreender o processo de efetivação dos Centros Colaboradores de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPEs) na melhoria da utilização dos recursos suplementares do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a fim de entender como essa parceria auxiliou a aproximação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com os gestores educacionais. Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Mídias, Educação e Comunicação, do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O estudo proposto apresenta como fio condutor alguns momentos do cenário político nacional em que políticas institucionais foram criadas com foco em diversos setores da vida social, em especial na educação. Definiu-se como recorte temporal o período entre os anos 1990 a 2022, a fim de compreendermos como o Programa foi normatizado, efetivado e modificado. Para isso, além de literatura acadêmica específica, utilizou-se de notícias de jornais que versam sobre educação, em consonância com o período estudado, a fim de entendermos quais os olhares de cada época para as mudanças educacionais. Utilizamos da metodologia quali-quanti, que proporcionou uma análise dos contextos históricos nacionais, abordando o entendimento das diferentes políticas públicas educacionais em evidência no Brasil, focando na implementação do PDDE como uma das ações para melhorar a qualidade da educação brasileira, em conformidade com o recorte temporal estudado. Por fim, apresentou-se o Produto final desta dissertação, que consiste num repositório com levantamento bibliográfico sobre o tema estudado, que foi criado utilizando-se de sistemas de buscas virtuais sobre as produções acadêmicas e legislações sobre o PDDE, de referenciais de estudos e pesquisas, somado a um arcabouço jurídico normativo sobre o tema. Portanto, o objetivo central deste Produto foi o de apresentar os resultados desse levantamento de referenciais, e a criação do acervo proposto, visando a democratização do acesso a essas informações, contribuindo com a produção dos materiais formativos e informativos, novas pesquisas e consultas do tema aqui estudado.
Abstract: This paper objective was to understand the process of implementation of CECAMPEs in improving the use of supplementary resources of Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) in order to understand how this partnership assisted the approach of Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) with the educational managers. This paper is linked to the line Mídias, Educação e Comunicacção, from Programa de Pós-Graduação: Tecnologias, Comunicação e Educação of Federal University of Uberlândia. The proposed study use as a guiding thread some of the moments of the national political scenario that policies were created focusing on many parts of the social live, in particular the education. The historical and political context from the 1990s to 2022 was used as a cut-off point, in order to understand how the program was standardized, implemented and modified. For that, not only the specific academic literature, but also the newspapers that address about education in the period studied were used, in order to understand were the views of each era about the educational changes. We utilized a methodology that mixes quantitative and qualitative information, who was able to analyse the national and historical contexts, addressing the knowledge of different public educational policies in Brazil. Focusing on the implementation of PDDE as one of the actions to improve the quality of the Brazilian education according to the studied period. After all, the final Product of this dissertation consists in a repository with bibliographical survey about the topic studied, who was created using systems of virtual research about the academic productions and legislation on PDDE, references of many works and searches, added to a juridical normative framework about the topic. Therefore, the main point of this Product was to show the results of this reference survey and the creation of the proposed framework, in order to democratize the access of this information, contributing with the production of formative and informative materials, new researches and searches of the topic.
Palabras clave: FNDE
PDDE
políticas públicas de educação
CECAMPEs
descentralização financeira
Public education policies
Financial decentralization
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Educação
Políticas públicas de educação - Uberlândia (MG)
Avaliação educacional - Uberlândia (MG)
Pesquisas em educação - Uberlândia (MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Cita: LIMONTA, Filipi Silva. Feituras colaborativas na gestão dos programas educacionais de financiamento suplementar: a atuação do CECAMPE Sudeste UFU e a produção de repositório temático. 2024. 92 f. Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologias, Educação e Comunicação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.204.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.204
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43473
Fecha de defensa: 20-feb-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FeiturasColaborativasGestão.pdfDissertação4.28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons