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dc.creatorLimonta, Filipi Silva-
dc.date.accessioned2024-09-24T13:57:13Z-
dc.date.available2024-09-24T13:57:13Z-
dc.date.issued2024-02-20-
dc.identifier.citationLIMONTA, Filipi Silva. Feituras colaborativas na gestão dos programas educacionais de financiamento suplementar: a atuação do CECAMPE Sudeste UFU e a produção de repositório temático. 2024. 92 f. Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologias, Educação e Comunicação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.204.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43473-
dc.description.abstractThis paper objective was to understand the process of implementation of CECAMPEs in improving the use of supplementary resources of Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) in order to understand how this partnership assisted the approach of Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) with the educational managers. This paper is linked to the line Mídias, Educação e Comunicacção, from Programa de Pós-Graduação: Tecnologias, Comunicação e Educação of Federal University of Uberlândia. The proposed study use as a guiding thread some of the moments of the national political scenario that policies were created focusing on many parts of the social live, in particular the education. The historical and political context from the 1990s to 2022 was used as a cut-off point, in order to understand how the program was standardized, implemented and modified. For that, not only the specific academic literature, but also the newspapers that address about education in the period studied were used, in order to understand were the views of each era about the educational changes. We utilized a methodology that mixes quantitative and qualitative information, who was able to analyse the national and historical contexts, addressing the knowledge of different public educational policies in Brazil. Focusing on the implementation of PDDE as one of the actions to improve the quality of the Brazilian education according to the studied period. After all, the final Product of this dissertation consists in a repository with bibliographical survey about the topic studied, who was created using systems of virtual research about the academic productions and legislation on PDDE, references of many works and searches, added to a juridical normative framework about the topic. Therefore, the main point of this Product was to show the results of this reference survey and the creation of the proposed framework, in order to democratize the access of this information, contributing with the production of formative and informative materials, new researches and searches of the topic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectFNDEpt_BR
dc.subjectPDDEpt_BR
dc.subjectpolíticas públicas de educaçãopt_BR
dc.subjectCECAMPEspt_BR
dc.subjectdescentralização financeirapt_BR
dc.subjectPublic education policiespt_BR
dc.subjectFinancial decentralizationpt_BR
dc.titleFeituras colaborativas na gestão dos programas educacionais de financiamento suplementar: a atuação do CECAMPE Sudeste UFU e a produção de repositório temáticopt_BR
dc.title.alternativeCollaborative achievements in the management of supplementary financing educational programs: the performance of CECAMPE Sudeste UFU and the production of a thematic repositorypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8239652570307384pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Cletiane Medeiros Costa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4631642074023466pt_BR
dc.contributor.referee2Silva , Diva Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0257987232283189pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0610250014806506pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO propósito desta pesquisa foi o de compreender o processo de efetivação dos Centros Colaboradores de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPEs) na melhoria da utilização dos recursos suplementares do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a fim de entender como essa parceria auxiliou a aproximação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com os gestores educacionais. Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Mídias, Educação e Comunicação, do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O estudo proposto apresenta como fio condutor alguns momentos do cenário político nacional em que políticas institucionais foram criadas com foco em diversos setores da vida social, em especial na educação. Definiu-se como recorte temporal o período entre os anos 1990 a 2022, a fim de compreendermos como o Programa foi normatizado, efetivado e modificado. Para isso, além de literatura acadêmica específica, utilizou-se de notícias de jornais que versam sobre educação, em consonância com o período estudado, a fim de entendermos quais os olhares de cada época para as mudanças educacionais. Utilizamos da metodologia quali-quanti, que proporcionou uma análise dos contextos históricos nacionais, abordando o entendimento das diferentes políticas públicas educacionais em evidência no Brasil, focando na implementação do PDDE como uma das ações para melhorar a qualidade da educação brasileira, em conformidade com o recorte temporal estudado. Por fim, apresentou-se o Produto final desta dissertação, que consiste num repositório com levantamento bibliográfico sobre o tema estudado, que foi criado utilizando-se de sistemas de buscas virtuais sobre as produções acadêmicas e legislações sobre o PDDE, de referenciais de estudos e pesquisas, somado a um arcabouço jurídico normativo sobre o tema. Portanto, o objetivo central deste Produto foi o de apresentar os resultados desse levantamento de referenciais, e a criação do acervo proposto, visando a democratização do acesso a essas informações, contribuindo com a produção dos materiais formativos e informativos, novas pesquisas e consultas do tema aqui estudado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration92pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.204pt_BR
dc.orcid.putcode168231108-
dc.crossref.doibatchid55984a00-6793-4f2f-bd6d-08954d5305cf-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoPolíticas públicas de educação - Uberlândia (MG)pt_BR
dc.subject.autorizadoAvaliação educacional - Uberlândia (MG)pt_BR
dc.subject.autorizadoPesquisas em educação - Uberlândia (MG)pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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