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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Reflexões sobre o ensino remoto para estudantes com deficiência na Universidade Federal de Uberlândia durante a pandemia de COVID-1
Título(s) alternativo(s): Reflections on remote education for students with disabilities at the Federal University fi Uberlândia during the Covid-19 pandemic
Autor(es): Santos, Elizabete Maria dos
Primeiro orientador: Asnis, Valéria Peres
Primeiro membro da banca: Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim
Segundo membro da banca: Cruz, Maria do Carmo Meirelles Toledo
Resumo: Nos últimos anos, de acordo com dados do MEC/Inep - Censo da Educação Superior, o Brasil tem observado um aumento significativo nas matrículas de estudantes com deficiência em cursos de graduação. Isso reflete uma maior conscientização e compromisso das Instituições de Ensino Superior (IES), políticas educacionais e da sociedade civil em promover inclusão e equidade na educação. No entanto, apenas aumentar as matrículas não é suficiente; é crucial garantir a qualidade do ensino e a inclusão efetiva desses estudantes. Este trabalho faz parte de um projeto maior intitulado <Educação, Tecnologia e Comunicação: articulações entre saberes e estudo do impacto das estratégias pedagógicas e midiáticas utilizadas pela UFU durante o período de aulas remotas=, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O objetivo é refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes Público da Educação Especial (PEE) durante o período de aulas remotas na UFU devido à pandemia de covid-19. A pesquisa analisou produções científicas, identificou disciplinas na área das Ciências Biológicas que obtiveram 100% de aproveitamento por parte dos estudantes, incluindo aqueles com deficiência, aplicou questionários a docentes e analisou as estratégias pedagógicas e midiáticas usadas por tais docentes. Entre os 217 questionários enviados, apenas nove foram respondidos, o que nos apontou um envolvimento limitado dos docentes, resultando em um fornecimento de informações aquém do desejado. O levantamento junto à Divisão de Capacitação de Pessoal (DICAP) mostrou que houve apenas uma capacitação de 30 horas sobre inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no ambiente acadêmico. Concluímos, dessa forma, que oferecer um ambiente verdadeiramente inclusivo vai além do cumprimento da legislação de cotas; é necessário fornecer o suporte adequado para que estudantes com deficiência ingressem e permaneçam na universidade, recebendo uma educação de qualidade e sentindo-se genuinamente acolhidos e apoiados em sua jornada educacional.
Abstract: In recent years, according to data from MEC/Inep - Higher Education Census, Brazil has observed a significant increase in the enrollment of students with disabilities in undergraduate courses. This reflects greater awareness and commitment from higher education institutions, educational policies, and civil society in promoting inclusion and equity in education. However, merely increasing enrollments is not sufficient; it is crucial to ensure the quality of teaching and the effective inclusion of these students. This work is part of a larger project entitled <Education, Technology, and Communication: articulations between knowledge and the study of the impact of pedagogical and media strategies used by UFU during the period of remote classes,= funded by FAPEMIG. The objective is to reflect on the teaching and learning process of students within Special Education during the period of remote classes at UFU due to the covid-19 pandemic. The research analyzed scientific productions, identified disciplines in the Biological Sciences that achieved 100% student performance, including those with disabilities, applied questionnaires to professors, and analyzed the pedagogical and media strategies used by these professors. Among the 217 questionnaires sent, only nine were answered, indicating limited involvement from the professors, which resulted in a less than desirable provision of information. The survey by the Division of Personnel Training (DICAP) showed that there was only one 30-hour training on the inclusion of people with disabilities in the academic environment. We conclude that offering a truly inclusive environment goes beyond complying with quota legislation; it is necessary to provide adequate support so that students with disabilities can enter and remain at the university, receiving quality education and feeling genuinely welcomed and supported in their educational journey.
Palavras-chave: ensino remoto
ensino superior
estudantes com deficiência
estratégias pedagógicas
remote teaching
higher education
students with disabilities
pedagogical strategies
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Ensino auxiliado por computador
Estudantes com deficiência
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Referência: SANTOS, Elizabete Maria dos. Reflexões sobre o ensino remoto para estudantes com deficiência na Universidade Federal de Uberlândia durante a pandemia de COVID-1. 2024. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.246.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.246
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43467
Data de defesa: 5-Abr-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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