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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Fecha de embargo: 12-Abr-2026
Título: Dificuldades no ensinar e aprender Bioquímica: a videoaula como ferramenta educacional
Autor: Pinheiro, Fernanda Pereira
Primer orientador: Calábria, Luciana Karen
Primer miembro de la banca: Mestanza, Paulo Enrique Cuevas
Segundo miembro de la banca: Pinheiro, Juliano Soares
Resumen: A Bioquímica é um conteúdo importante e necessário na formação profissional em alguns cursos de graduação, incluindo o de Ciências Biológicas. Os conteúdos de Bioquímica no ensino médio e superior são vistos e conhecidos como química orgânica descritiva, estando inseridos no componente curricular de Química e Bioquímica. Essa temática está ligada a diversos fatores do cotidiano, tornando-se essencial abordar sobre o tema em sala de aula para trazer uma reflexão a respeito do mundo em que os estudantes estão inseridos, ressaltando a sua aplicação. Em razão da difícil assimilação do conteúdo por alguns estudantes, a Bioquímica pode gerar repulsa, devido ao fato de trazerem carência da escola básica em conhecimentos prévios de Química, tornando o aprendizado estrutural e funcional da temática ainda mais difícil. Por essa razão, exige-se um elevado nível de dedicação do educador para práticas metodológicas e pedagógicas, a fim de despertar curiosidade e interesse do estudante e melhorar o processo de ensino. Diante do exposto, esse trabalho sondou, por meio de um questionário no GoogleForms, os principais assuntos abordados em Bioquímica e Química orgânica, na intenção de identificar as limitações no ensinar e aprender, e as suas causas. Além disso, considerando o vídeo uma estratégia exitosa atual para auxiliar no ensino e na aprendizagem, esse trabalho também levantou no YouTube os vídeos publicados nos diferentes temas que abordam a Bioquímica. A maior dificuldade apontada pelos 74 respondentes da sondagem foi a “assimilação” (56,8%), seguida do “aprendizado” (32,4%) e “densidade da ementa” (31,1%). A pesquisa apontou também que dentre os materiais que os estudantes recorriam para estudar, os mais utilizados foram as “anotações das aulas” (71,6%) e “livros didáticos” (66,2%). A respeito dos temas que mais geram dificuldade de entendimento foram citados o ciclo do ácido cítrico (55,4%), a cadeia transportadora de elétrons (52,7%), a bioenergética (45,9%) e os lipídeos (45,9%). O levantamento realizado no YouTube revelou que existem vídeos explicativos nessa rede social em diferentes línguas para todos os conteúdos apontados na sondagem. Diante dos resultados, foi possível identificar limitações no ensino e no aprendizado da Bioquímica, como a deficiência adquirida no nível básico em Química orgânica, a falta de estrutura laboratorial que dificulta a visualização desse conteúdo micro, tornando os vídeos demonstrativos uma forma facilitadora do acesso aos materiais diversos em sala de aula, porém o seu uso é dependente da concentração do educando no meio digital, do acesso à internet, de equipamentos e planejamento docente, mas não substitui os esclarecimentos docentes pelo vídeo.
Palabras clave: Metodologia de ensino
Mídia digital
YouTube
Teaching methodology
Digital media
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PINHEIRO, Fernanda Pereira. Dificuldades no ensinar e aprender Bioquímica: a videoaula como ferramenta educacional 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43424
Fecha de defensa: 12-abr-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

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