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dc.creatorPinheiro, Fernanda Pereira-
dc.date.accessioned2024-09-18T13:58:42Z-
dc.date.available2024-09-18T13:58:42Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Fernanda Pereira. Dificuldades no ensinar e aprender Bioquímica: a videoaula como ferramenta educacional 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43424-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.subjectTeaching methodologypt_BR
dc.subjectDigital mediapt_BR
dc.titleDificuldades no ensinar e aprender Bioquímica: a videoaula como ferramenta educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Calábria, Luciana Karen-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5894293638314281pt_BR
dc.contributor.referee1Mestanza, Paulo Enrique Cuevas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4480462689451724pt_BR
dc.contributor.referee2Pinheiro, Juliano Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934503136441833pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Bioquímica é um conteúdo importante e necessário na formação profissional em alguns cursos de graduação, incluindo o de Ciências Biológicas. Os conteúdos de Bioquímica no ensino médio e superior são vistos e conhecidos como química orgânica descritiva, estando inseridos no componente curricular de Química e Bioquímica. Essa temática está ligada a diversos fatores do cotidiano, tornando-se essencial abordar sobre o tema em sala de aula para trazer uma reflexão a respeito do mundo em que os estudantes estão inseridos, ressaltando a sua aplicação. Em razão da difícil assimilação do conteúdo por alguns estudantes, a Bioquímica pode gerar repulsa, devido ao fato de trazerem carência da escola básica em conhecimentos prévios de Química, tornando o aprendizado estrutural e funcional da temática ainda mais difícil. Por essa razão, exige-se um elevado nível de dedicação do educador para práticas metodológicas e pedagógicas, a fim de despertar curiosidade e interesse do estudante e melhorar o processo de ensino. Diante do exposto, esse trabalho sondou, por meio de um questionário no GoogleForms, os principais assuntos abordados em Bioquímica e Química orgânica, na intenção de identificar as limitações no ensinar e aprender, e as suas causas. Além disso, considerando o vídeo uma estratégia exitosa atual para auxiliar no ensino e na aprendizagem, esse trabalho também levantou no YouTube os vídeos publicados nos diferentes temas que abordam a Bioquímica. A maior dificuldade apontada pelos 74 respondentes da sondagem foi a “assimilação” (56,8%), seguida do “aprendizado” (32,4%) e “densidade da ementa” (31,1%). A pesquisa apontou também que dentre os materiais que os estudantes recorriam para estudar, os mais utilizados foram as “anotações das aulas” (71,6%) e “livros didáticos” (66,2%). A respeito dos temas que mais geram dificuldade de entendimento foram citados o ciclo do ácido cítrico (55,4%), a cadeia transportadora de elétrons (52,7%), a bioenergética (45,9%) e os lipídeos (45,9%). O levantamento realizado no YouTube revelou que existem vídeos explicativos nessa rede social em diferentes línguas para todos os conteúdos apontados na sondagem. Diante dos resultados, foi possível identificar limitações no ensino e no aprendizado da Bioquímica, como a deficiência adquirida no nível básico em Química orgânica, a falta de estrutura laboratorial que dificulta a visualização desse conteúdo micro, tornando os vídeos demonstrativos uma forma facilitadora do acesso aos materiais diversos em sala de aula, porém o seu uso é dependente da concentração do educando no meio digital, do acesso à internet, de equipamentos e planejamento docente, mas não substitui os esclarecimentos docentes pelo vídeo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApt_BR
dc.embargo.termsManuscrito foi submetido a Revista Científica e está aguardando parecer.pt_BR
dc.description.embargo12-Abr-2026-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

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