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ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-0661-5567
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estado limite de vibrações excessivas causadas por ações dinâmicas em pavimentos de concreto armado
Autor(es): Oliveira, Gabriel Henrique de
Primeiro orientador: Alva, Gerson Moacyr Sisniegas
Primeiro membro da banca: Lima, Maria Cristina Vidigal de
Segundo membro da banca: Rossi, Alexandre
Resumo: Usualmente, os pavimentos de estruturas de concreto armado são dimensionados para o Estado Limite Último, fazendo-se posterior verificação do Estado Limite de Serviço com limitação de flechas e da abertura de fissuras. Entretanto, em edifícios comerciais, as forças dinâmicas induzidas por pessoas (andar, pular, correr, dançar, fazer ginástica) podem causar vibrações que causam desconforto para os usuários. Tal fato é mais acentuado quanto mais flexível for o pavimento e, evidentemente, depende do tipo de ocupação da estrutura (atividade humana). Dessa forma, a verificação do Estado Limite de Serviço de Vibrações Excessivas (ELS-VE) via análise dinâmica pode se tornar necessária. O objetivo central deste trabalho foi averiguar a necessidade dessa verificação do ELS-VE em diferentes tipos de pavimentos. Foram analisados os critérios de frequência natural presente no item 23.3 da ABNT NBR 6118 (2023), e o critério de aceleração de pico presente na literatura internacional proposto por BACHMANN (1995) e MURRAY et al. (2016). Os resultados obtidos para as lajes consideradas confirmam a necessidade de verificar o ELS-VE em pavimentos com grandes cargas variáveis como é o caso de academias, porém em pavimentos com pequenas cargas variáveis como em escritórios estes critérios se mostraram menos críticos que o critério de deformação excessiva.
Palavras-chave: Vibrações Excessivas
Estado Limite de Serviço
Análise Dinâmica
Pavimentos de concreto
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Gabriel Henrique de. Estado limite de vibrações excessivas causadas por ações dinâmicas em pavimentos de concreto armado. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43370
Data de defesa: 26-Ago-2024
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil

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