Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43364
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 27-Ago-2026
Título: Análise do conhecimento de alunos dos dois últimos anos do curso de odontologia sobre a interpretação de um hemograma
Autor(es): Silva, Leandro Martins da
Primeiro orientador: Bernardino Júnior, Roberto
Primeiro membro da banca: Oliveira, João Edson Carmo de
Segundo membro da banca: Oliveira, Ana Paula de Lima
Resumo: Diversas áreas da saúde utilizam da semiologia para avaliação inicial dos pacientes, como importante instrumento na tomada de decisões clínicas e procedimentais. Em especial, os exames complementares, exemplificados por biópsia, exames de imagem, ultrassonografia, hemograma, exame de urina, entre outros, são ferramentas a mais que auxiliam no diagnóstico, e, de acordo com a portaria número 397 de 2002 do Ministério do Trabalho e Emprego, cabível do cirurgião-dentista solicitar. Em especial, o hemograma se destaca como um exame que fornece uma avaliação geral do estado de saúde do indivíduo, contribuindo para auxiliar, por exemplo, em diagnósticos de processos infecciosos e/ou distúrbios hematológicos. Logo, funciona como uma informação complementar para o profissional da saúde, ajudando no planejamento de uma ação terapêutica, justificando assim, sua importância e alta demanda. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar o conhecimento dos discentes dos dois últimos anos de um Curso de Graduação em Odontologia da cidade de Uberlândia, sobre a leitura e interpretação do exame de hemograma. Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo, básico e dedutivo analítico. Foi feita análise estatística descritiva de porcentagem através do teste de Fisher no programa Biostats 5.3 e como resultado estatisticamente significativo apenas o cruzamento de dados da questão 02 com a questão 05 com p=0,0013. Como resultado nas questões numeradas de 01 a 06 houve uma média de 54,95% de acertos, sendo que 1 participante conseguiu 100% de acerto e 4 participantes ficaram na faixa de 11 a 20%, com a menor faixa percentual, a questão 07, por sua vez, teve uma média de acerto de 71,43%. Assim, conclui-se com o presente estudo, que há uma lacuna na interpretação do hemograma, bem como na repercussão clínica das alterações apresentadas neste exame. Diante do exposto, o estudo apresentado reafirma a importância de equacionar as fragilidades por meio de componentes curriculares que foquem na interpretação de hemograma
Palavras-chave: Odontologia
Estudantes
Contagem de Células Sanguíneas
Conhecimento
Dentistry
Students
Blood Cell Count
Knowledge
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::CLINICA ODONTOLOGICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Leandro Martins da. Análise do conhecimento de alunos dos dois últimos anos do curso de odontologia sobre a interpretação de um hemograma. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43364
Data de defesa: 27-Ago-2024
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseConhecimentoHemograma.pdf
  Até 2026-08-27
4.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons