Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43364
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
Término do embargo: | 27-Ago-2026 |
Título: | Análise do conhecimento de alunos dos dois últimos anos do curso de odontologia sobre a interpretação de um hemograma |
Autor(es): | Silva, Leandro Martins da |
Primeiro orientador: | Bernardino Júnior, Roberto |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, João Edson Carmo de |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Ana Paula de Lima |
Resumo: | Diversas áreas da saúde utilizam da semiologia para avaliação inicial dos pacientes, como importante instrumento na tomada de decisões clínicas e procedimentais. Em especial, os exames complementares, exemplificados por biópsia, exames de imagem, ultrassonografia, hemograma, exame de urina, entre outros, são ferramentas a mais que auxiliam no diagnóstico, e, de acordo com a portaria número 397 de 2002 do Ministério do Trabalho e Emprego, cabível do cirurgião-dentista solicitar. Em especial, o hemograma se destaca como um exame que fornece uma avaliação geral do estado de saúde do indivíduo, contribuindo para auxiliar, por exemplo, em diagnósticos de processos infecciosos e/ou distúrbios hematológicos. Logo, funciona como uma informação complementar para o profissional da saúde, ajudando no planejamento de uma ação terapêutica, justificando assim, sua importância e alta demanda. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar o conhecimento dos discentes dos dois últimos anos de um Curso de Graduação em Odontologia da cidade de Uberlândia, sobre a leitura e interpretação do exame de hemograma. Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo, básico e dedutivo analítico. Foi feita análise estatística descritiva de porcentagem através do teste de Fisher no programa Biostats 5.3 e como resultado estatisticamente significativo apenas o cruzamento de dados da questão 02 com a questão 05 com p=0,0013. Como resultado nas questões numeradas de 01 a 06 houve uma média de 54,95% de acertos, sendo que 1 participante conseguiu 100% de acerto e 4 participantes ficaram na faixa de 11 a 20%, com a menor faixa percentual, a questão 07, por sua vez, teve uma média de acerto de 71,43%. Assim, conclui-se com o presente estudo, que há uma lacuna na interpretação do hemograma, bem como na repercussão clínica das alterações apresentadas neste exame. Diante do exposto, o estudo apresentado reafirma a importância de equacionar as fragilidades por meio de componentes curriculares que foquem na interpretação de hemograma |
Palavras-chave: | Odontologia Estudantes Contagem de Células Sanguíneas Conhecimento Dentistry Students Blood Cell Count Knowledge |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::CLINICA ODONTOLOGICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Leandro Martins da. Análise do conhecimento de alunos dos dois últimos anos do curso de odontologia sobre a interpretação de um hemograma. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43364 |
Data de defesa: | 27-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Odontologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaliseConhecimentoHemograma.pdf Até 2026-08-27 | 4.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons