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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43363
Document type: | Tese Professor Titular |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A tradução da obra de L. S. Vigotski e seu aporte teórico em questão |
Alternate title (s): | La traducción de la obra de L. S. Vigotski y su aporte teórico en cuestión |
Author: | Puentes, Roberto Valdés |
First member of the Committee: | Miranda, Maria Irene |
Second member of the Committee: | Rodríguez-Arocho, Wanda |
Third member of the Committee: | Ferreiro, Ramón F. |
Fourth member of the Committee: | Beltrán-Núñez, Isauro |
Summary: | A presente tese, defendida como requisito parcial para promoção da Classe de Professor Associado IV para a Classe de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, situa-se no marco dos trabalhos teóricos que se realizam, desde 2008, no interior do Gepedi (Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente), a respeito da Aprendizagem Coletiva Desenvolvimental. Trata-se de uma concepção teórico-metodológica com origem, a partir da segunda metade da década de 1950, no seio do Enfoque Histórico-Cultural, considerada como aquele tipo de aprendizagem cujo conteúdo, métodos e forma de organização se orientam na direção das leis do desenvolvimento psíquico. Lev S. Vigotski foi o primeiro a formular, de maneira científica, o problema da relação dialética entre o desenvolvimento mental da criança e a aprendizagem coletiva. Esse problema ainda está longe de sua solução. Em tal sentido, a presente tese tem como objetivo geral possibilitar uma aproximação inicial à concepção de aprendizagem coletiva desenvolvimental elaborada por Vigotski. Com esse propósito, assumiu-se a tarefa específica de traduzir do russo para o português, introduzir e analisar a obra póstuma intitulada Умственное развитие детей в процессе обучения: cборник статей (Desenvolvimento mental das crianças no processo de aprendizagem coletiva: seleção de artigos), publicada de maneira simultânea, em Moscou e Leningrado, por alunos e colaboradores de Vigotski, em 1935. A tradução foi realizada a partir do original em língua russa e do uso da técnica de revisão comparada, em colaboração com a filóloga russa Rosa Gevorkovna Nurijanyan. A análise incluiu a contextualização da obra; o processo de recepção no Ocidente; seu processo histórico; o trabalho de tradução da produção de Vigotski, sobretudo no Brasil; a atividade de tradução da obra em questão; as teses centrais de cada um dos capítulos; uma nova abordagem da concepção de aprendizagem coletiva do autor. Somos conscientes que, tanto o processo de tradução e revisão técnica, quanto de análise do livro em questão precisam de melhores aprimoramentos. Contudo, isso só será possível muito lentamente e com a participação de um número significativo de especialistas em tradução, em psicologia do desenvolvimento, psicologia pedagógica e didática e, especialmente, na obra de L. S. Vigotski e no enfoque histórico-cultural. |
Keywords: | L. S. Vigotski Desenvolvimento mental Aprendizagem coletiva Aprendizagem individual Professores universitários - formação |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | PUENTES, Roberto Valdés. A tradução da obra de L. S. Vigotski e seu aporte teórico em questão. 2024. 276 f. Tese (Promoção para classe E - Professor Titular - FACED) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5045 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43363 |
Date of defense: | 11-Sep-2024 |
Appears in Collections: | TESE - Professor Titular (FACED) |
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