Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43363
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPuentes, Roberto Valdés-
dc.date.accessioned2024-09-16T14:17:41Z-
dc.date.available2024-09-16T14:17:41Z-
dc.date.issued2024-09-11-
dc.identifier.citationPUENTES, Roberto Valdés. A tradução da obra de L. S. Vigotski e seu aporte teórico em questão. 2024. 276 f. Tese (Promoção para classe E - Professor Titular - FACED) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5045pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43363-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectL. S. Vigotskipt_BR
dc.subjectDesenvolvimento mentalpt_BR
dc.subjectAprendizagem coletivapt_BR
dc.subjectAprendizagem individualpt_BR
dc.subjectProfessores universitários - formaçãopt_BR
dc.titleA tradução da obra de L. S. Vigotski e seu aporte teórico em questãopt_BR
dc.title.alternativeLa traducción de la obra de L. S. Vigotski y su aporte teórico en cuestiónpt_BR
dc.typeTese Professor Titularpt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Maria Irene-
dc.contributor.referee2Rodríguez-Arocho, Wanda-
dc.contributor.referee3Ferreiro, Ramón F.-
dc.contributor.referee4Beltrán-Núñez, Isauro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7209641521030831pt_BR
dc.description.resumoA presente tese, defendida como requisito parcial para promoção da Classe de Professor Associado IV para a Classe de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, situa-se no marco dos trabalhos teóricos que se realizam, desde 2008, no interior do Gepedi (Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente), a respeito da Aprendizagem Coletiva Desenvolvimental. Trata-se de uma concepção teórico-metodológica com origem, a partir da segunda metade da década de 1950, no seio do Enfoque Histórico-Cultural, considerada como aquele tipo de aprendizagem cujo conteúdo, métodos e forma de organização se orientam na direção das leis do desenvolvimento psíquico. Lev S. Vigotski foi o primeiro a formular, de maneira científica, o problema da relação dialética entre o desenvolvimento mental da criança e a aprendizagem coletiva. Esse problema ainda está longe de sua solução. Em tal sentido, a presente tese tem como objetivo geral possibilitar uma aproximação inicial à concepção de aprendizagem coletiva desenvolvimental elaborada por Vigotski. Com esse propósito, assumiu-se a tarefa específica de traduzir do russo para o português, introduzir e analisar a obra póstuma intitulada Умственное развитие детей в процессе обучения: cборник статей (Desenvolvimento mental das crianças no processo de aprendizagem coletiva: seleção de artigos), publicada de maneira simultânea, em Moscou e Leningrado, por alunos e colaboradores de Vigotski, em 1935. A tradução foi realizada a partir do original em língua russa e do uso da técnica de revisão comparada, em colaboração com a filóloga russa Rosa Gevorkovna Nurijanyan. A análise incluiu a contextualização da obra; o processo de recepção no Ocidente; seu processo histórico; o trabalho de tradução da produção de Vigotski, sobretudo no Brasil; a atividade de tradução da obra em questão; as teses centrais de cada um dos capítulos; uma nova abordagem da concepção de aprendizagem coletiva do autor. Somos conscientes que, tanto o processo de tradução e revisão técnica, quanto de análise do livro em questão precisam de melhores aprimoramentos. Contudo, isso só será possível muito lentamente e com a participação de um número significativo de especialistas em tradução, em psicologia do desenvolvimento, psicologia pedagógica e didática e, especialmente, na obra de L. S. Vigotski e no enfoque histórico-cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.sizeorduration276pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TESE - Professor Titular (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Professor_Titular_Roberto_Puentes.pdf2.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons