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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43363
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Puentes, Roberto Valdés | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T14:17:41Z | - |
dc.date.available | 2024-09-16T14:17:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-11 | - |
dc.identifier.citation | PUENTES, Roberto Valdés. A tradução da obra de L. S. Vigotski e seu aporte teórico em questão. 2024. 276 f. Tese (Promoção para classe E - Professor Titular - FACED) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5045 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43363 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | * |
dc.subject | L. S. Vigotski | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento mental | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem coletiva | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem individual | pt_BR |
dc.subject | Professores universitários - formação | pt_BR |
dc.title | A tradução da obra de L. S. Vigotski e seu aporte teórico em questão | pt_BR |
dc.title.alternative | La traducción de la obra de L. S. Vigotski y su aporte teórico en cuestión | pt_BR |
dc.type | Tese Professor Titular | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Miranda, Maria Irene | - |
dc.contributor.referee2 | Rodríguez-Arocho, Wanda | - |
dc.contributor.referee3 | Ferreiro, Ramón F. | - |
dc.contributor.referee4 | Beltrán-Núñez, Isauro | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7209641521030831 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente tese, defendida como requisito parcial para promoção da Classe de Professor Associado IV para a Classe de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, situa-se no marco dos trabalhos teóricos que se realizam, desde 2008, no interior do Gepedi (Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente), a respeito da Aprendizagem Coletiva Desenvolvimental. Trata-se de uma concepção teórico-metodológica com origem, a partir da segunda metade da década de 1950, no seio do Enfoque Histórico-Cultural, considerada como aquele tipo de aprendizagem cujo conteúdo, métodos e forma de organização se orientam na direção das leis do desenvolvimento psíquico. Lev S. Vigotski foi o primeiro a formular, de maneira científica, o problema da relação dialética entre o desenvolvimento mental da criança e a aprendizagem coletiva. Esse problema ainda está longe de sua solução. Em tal sentido, a presente tese tem como objetivo geral possibilitar uma aproximação inicial à concepção de aprendizagem coletiva desenvolvimental elaborada por Vigotski. Com esse propósito, assumiu-se a tarefa específica de traduzir do russo para o português, introduzir e analisar a obra póstuma intitulada Умственное развитие детей в процессе обучения: cборник статей (Desenvolvimento mental das crianças no processo de aprendizagem coletiva: seleção de artigos), publicada de maneira simultânea, em Moscou e Leningrado, por alunos e colaboradores de Vigotski, em 1935. A tradução foi realizada a partir do original em língua russa e do uso da técnica de revisão comparada, em colaboração com a filóloga russa Rosa Gevorkovna Nurijanyan. A análise incluiu a contextualização da obra; o processo de recepção no Ocidente; seu processo histórico; o trabalho de tradução da produção de Vigotski, sobretudo no Brasil; a atividade de tradução da obra em questão; as teses centrais de cada um dos capítulos; uma nova abordagem da concepção de aprendizagem coletiva do autor. Somos conscientes que, tanto o processo de tradução e revisão técnica, quanto de análise do livro em questão precisam de melhores aprimoramentos. Contudo, isso só será possível muito lentamente e com a participação de um número significativo de especialistas em tradução, em psicologia do desenvolvimento, psicologia pedagógica e didática e, especialmente, na obra de L. S. Vigotski e no enfoque histórico-cultural. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.sizeorduration | 276 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TESE - Professor Titular (FACED) |
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