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Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A "eucatástrofe" de J. R. R. Tolkien: a jubilosa estética literária da ideia transformada em conceito
Título (s) alternativo (s): J. R. R. Tolkien's "eucatastrophe": the joyful literary aesthetic of the idea transformed into a concept
Autor: Gomes, Emanuelle Garcia
Primer orientador: Sylvestre, Fernanda Aquino
Primer miembro de la banca: Silva, Alexander Meireles da
Segundo miembro de la banca: Costa, Cynthia Beatrice
Tercer miembro de la banca: Klautau, Diego Genu
Cuarto miembro de la banca: Volobuef, Karin
Resumen: A presente pesquisa tem como escopo refletir e discutir a ideia de “Eucatastrophe” apresentada por J.R.R. Tolkien, em seu ensaio intitulado “On Fairy-Stories” (1964), transpondo-a como um conceito. O termo, cunhado pelo próprio autor, se refere a uma situação de súbita mudança de eventos no fim de uma narrativa ficcional, especialmente a de fantasia. Seria, em linhas gerais, uma concretização de um final bom para o protagonista, garantindo que ele não seja vítima de um desafortunado destino, como é na Tragédia. A inquietação que motiva esta tese é tratar dos efeitos dessa ideia dentro do compêndio de ficção e fantasia que Tolkien produziu, sem desconsiderar que a eucatástrofe possa também ser “apropriada” por outras narrativas. A recepção das obras de Tolkien, tanto por meio do público quanto da crítica, foi bastante positiva, a ponto de o escritor ter se firmado como um dos autores mais conhecidos do século XX. Além disso, suas obras seguem sendo organizadas e publicadas no século XXI, sendo adaptadas em diversas outras mídias, tamanho o interesse que ainda proporcionam na chamada “cultura pop”. Ambientando a teoria de Tolkien sobre contos de fadas e a maturidade de seu pensamento em relação ao gênero, como derivado e ampliado de G. K. Chesterton, a pesquisa em questão tem como objetivo aprofundar a ideia de “eucatástrofe”, definindo-a como um conceito; investigar até que ponto ela se tornou um padrão nos exercícios da escrita de Tolkien, nas narrativas que contam histórias da Terra-Média (ou de outros mitos tradicionais); e por fim, conferir as características do gênero Épico e Trágico em relação à Eucatástrofe. Essa discussão teórica dos modos de escrita está, a priori, calcada em alguns estudos aristotélicos, a saber a Ética e a Poética, bem como na teoria do belo e do sublime dos filósofos românticos Immanuel Kant e Friedrich Schiller.
Abstract: This research aims to reflect and discuss the idea presented by J.R.R. Tolkien, in his essay entitled “On Fairy-Stories” (1964), of “Eucatastrophe” and transposing it as a concept. The term, coined by the author himself, refers to a situation of sudden change of events at the end of a story, as in fictional narratives, especially fantasy ones. It in general terms, it brings about a good ending for the protagonist, ensuring that he is not the victim of an unfortunate fate, as he is in the Tragedy. The concern that motivates this thesis is to deal with the effects of this idea within the fiction and fantasy compendium that Tolkien produced throughout his life and beyond, which may even serve as an appropriate technique for other narratives from other sources. The reception, both by the public and critics, of his works was very positive, to the point that he established himself as one of the best-known authors of the 20th century. In addition, his works continue to be organized and published in the 21st century, being adapted into several other media, such is the interest they still provide in the so-called “pop culture”. Setting Tolkien's theory on fairy tales and the update of his thinking in relation to the genre, as derived and expanded upon by G. K. Chesterton, this research intends to deepen the idea of “eucatastrophe”, defining it as a concept; to investigate to what extent it became a standard in his writing exercises, in narratives that reassemble stories from Middle-earth (or from other traditional myths); and finally, to check the characteristics of the Epic and Tragic genre in relation to Eucatastrophe. This theoretical discussion of the modes of writing is, a priori, based on Aristotelian studies, such as Ethics and Poetics, as well as the theory of the beautiful and sublime of romantic philosophers such as Immanuel Kant and Friedrich Schiller.
Palabras clave: Eucatástrofe
Tolkien
Fantasia
Eucatastrophe
Tolkien
Fantasy
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Tema: Literatura
Tolkien, J. R. R. (John Ronald Reuel), 1892-1973 - Crítica e interpretação
Estética na literatura
Fantasia na literatura
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Cita: GOMES, Emanuelle Garcia. A "eucatástrofe" de J. R. R. Tolkien: a jubilosa estética literária da ideia transformada em conceito. 2024. 226 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2024.239.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2024.239
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43362
Fecha de defensa: 4-mar-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Aparece en las colecciones:TESE - Estudos Literários

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