Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43340
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
Término do embargo: | 2026-04-04 |
Título: | Tatuagem: experiências no estúdio, na universidade e na escola |
Autor(es): | Ortolan, Julia |
Primeiro orientador: | Calábria, Luciana Karen |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de |
Segundo membro da banca: | Sales, Tiago Amaral |
Resumo: | A tatuagem está presente na vida dos seres humanos desde a antiguidade e, atualmente, é uma prática social e cultural adotada em todos os cantos do mundo. Como cada vez mais populares, as tatuagens precisam ser feitas da maneira correta, pois envolvem riscos tanto para os clientes quanto para os profissionais. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo manifestar a importância da biossegurança e higiene para o ato de tatuar. Além disso, esse trabalho descreve a experiência da autora como tatuadora e futura profissional Bióloga, considerando a relevância do componente curricular Bioética e Biossegurança na sua formação, e ressalta como a tatuagem pode ser usada como tema transversal nos ensinos fundamental e médio nas diferentes disciplinas. Para contemplar os objetivos propostos foi realizada a análise do Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, buscando componentes curriculares importantes na formação do profissional tatuador biólogo. Ademais, a tatuagem foi usada como tema transversal em um projeto de intervenção para abordar aspectos biológicos, físicos e químicos no ensino de Ciências e Biologia. Desse modo, as reflexões abordadas conduzem à conclusão de que, trabalhar em sala de aula temas transversais que estão presentes no cotidiano dos alunos, pode ser promissor como estratégia de melhoria no processo do ensinar, sendo favorável na formação escolar e também pessoal. |
Palavras-chave: | Tattoo Biossegurança Tema transversal |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | ORTOLAN, Julia. Tatuagem: experiências no estúdio, na universidade e na escola. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43340 |
Data de defesa: | 4-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TatuagemExperiencias.pdf Até 2026-04-04 | TCC | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons