Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43340
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ortolan, Julia | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-11T19:24:07Z | - |
dc.date.available | 2024-09-11T19:24:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-04 | - |
dc.identifier.citation | ORTOLAN, Julia. Tatuagem: experiências no estúdio, na universidade e na escola. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43340 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Tattoo | pt_BR |
dc.subject | Biossegurança | pt_BR |
dc.subject | Tema transversal | pt_BR |
dc.title | Tatuagem: experiências no estúdio, na universidade e na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Calábria, Luciana Karen | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5894293638314281 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4443676750886349 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sales, Tiago Amaral | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2295345372533795 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A tatuagem está presente na vida dos seres humanos desde a antiguidade e, atualmente, é uma prática social e cultural adotada em todos os cantos do mundo. Como cada vez mais populares, as tatuagens precisam ser feitas da maneira correta, pois envolvem riscos tanto para os clientes quanto para os profissionais. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo manifestar a importância da biossegurança e higiene para o ato de tatuar. Além disso, esse trabalho descreve a experiência da autora como tatuadora e futura profissional Bióloga, considerando a relevância do componente curricular Bioética e Biossegurança na sua formação, e ressalta como a tatuagem pode ser usada como tema transversal nos ensinos fundamental e médio nas diferentes disciplinas. Para contemplar os objetivos propostos foi realizada a análise do Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, buscando componentes curriculares importantes na formação do profissional tatuador biólogo. Ademais, a tatuagem foi usada como tema transversal em um projeto de intervenção para abordar aspectos biológicos, físicos e químicos no ensino de Ciências e Biologia. Desse modo, as reflexões abordadas conduzem à conclusão de que, trabalhar em sala de aula temas transversais que estão presentes no cotidiano dos alunos, pode ser promissor como estratégia de melhoria no processo do ensinar, sendo favorável na formação escolar e também pessoal. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 33 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.embargo.terms | O conteúdo do trabalho está sendo avaliado por uma revista científica para publicação original. | pt_BR |
dc.description.embargo | 2026-04-04 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TatuagemExperiencias.pdf Until 2026-04-04 | TCC | 1.07 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
This item is licensed under a Creative Commons License