Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43340
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOrtolan, Julia-
dc.date.accessioned2024-09-11T19:24:07Z-
dc.date.available2024-09-11T19:24:07Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationORTOLAN, Julia. Tatuagem: experiências no estúdio, na universidade e na escola. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43340-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTattoopt_BR
dc.subjectBiossegurançapt_BR
dc.subjectTema transversalpt_BR
dc.titleTatuagem: experiências no estúdio, na universidade e na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Calábria, Luciana Karen-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5894293638314281pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4443676750886349pt_BR
dc.contributor.referee2Sales, Tiago Amaral-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2295345372533795pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA tatuagem está presente na vida dos seres humanos desde a antiguidade e, atualmente, é uma prática social e cultural adotada em todos os cantos do mundo. Como cada vez mais populares, as tatuagens precisam ser feitas da maneira correta, pois envolvem riscos tanto para os clientes quanto para os profissionais. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo manifestar a importância da biossegurança e higiene para o ato de tatuar. Além disso, esse trabalho descreve a experiência da autora como tatuadora e futura profissional Bióloga, considerando a relevância do componente curricular Bioética e Biossegurança na sua formação, e ressalta como a tatuagem pode ser usada como tema transversal nos ensinos fundamental e médio nas diferentes disciplinas. Para contemplar os objetivos propostos foi realizada a análise do Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, buscando componentes curriculares importantes na formação do profissional tatuador biólogo. Ademais, a tatuagem foi usada como tema transversal em um projeto de intervenção para abordar aspectos biológicos, físicos e químicos no ensino de Ciências e Biologia. Desse modo, as reflexões abordadas conduzem à conclusão de que, trabalhar em sala de aula temas transversais que estão presentes no cotidiano dos alunos, pode ser promissor como estratégia de melhoria no processo do ensinar, sendo favorável na formação escolar e também pessoal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.embargo.termsO conteúdo do trabalho está sendo avaliado por uma revista científica para publicação original.pt_BR
dc.description.embargo2026-04-04-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TatuagemExperiencias.pdf
  Until 2026-04-04
TCC1.07 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons