Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43340
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Embargado |
Fecha de embargo: | 2026-04-04 |
Título: | Tatuagem: experiências no estúdio, na universidade e na escola |
Autor: | Ortolan, Julia |
Primer orientador: | Calábria, Luciana Karen |
Primer miembro de la banca: | Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de |
Segundo miembro de la banca: | Sales, Tiago Amaral |
Resumen: | A tatuagem está presente na vida dos seres humanos desde a antiguidade e, atualmente, é uma prática social e cultural adotada em todos os cantos do mundo. Como cada vez mais populares, as tatuagens precisam ser feitas da maneira correta, pois envolvem riscos tanto para os clientes quanto para os profissionais. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo manifestar a importância da biossegurança e higiene para o ato de tatuar. Além disso, esse trabalho descreve a experiência da autora como tatuadora e futura profissional Bióloga, considerando a relevância do componente curricular Bioética e Biossegurança na sua formação, e ressalta como a tatuagem pode ser usada como tema transversal nos ensinos fundamental e médio nas diferentes disciplinas. Para contemplar os objetivos propostos foi realizada a análise do Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, buscando componentes curriculares importantes na formação do profissional tatuador biólogo. Ademais, a tatuagem foi usada como tema transversal em um projeto de intervenção para abordar aspectos biológicos, físicos e químicos no ensino de Ciências e Biologia. Desse modo, as reflexões abordadas conduzem à conclusão de que, trabalhar em sala de aula temas transversais que estão presentes no cotidiano dos alunos, pode ser promissor como estratégia de melhoria no processo do ensinar, sendo favorável na formação escolar e também pessoal. |
Palabras clave: | Tattoo Biossegurança Tema transversal |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | ORTOLAN, Julia. Tatuagem: experiências no estúdio, na universidade e na escola. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43340 |
Fecha de defensa: | 4-abr-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TatuagemExperiencias.pdf Hasta 2026-04-04 | TCC | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons