Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43267
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Produção científica sobre um projeto de ensino de graduação com o público-alvo da educação especial, nas aulas de educação física em um colégio de aplicação
Autor(es): Buiatte, Isabella Oliveira
Primeiro orientador: Lima, Solange Rodovalho
Primeiro membro da banca: Marra, Sumaia Barbosa Franco
Segundo membro da banca: Medeiros, Izaura de Menezes
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo mapear a produção científica sobre o projeto de ensino de graduação com o Público-alvo da Educação Especial, nas aulas de educação física, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram analisados trabalhos de conclusão de curso do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia e produções apresentadas em eventos científicos, nacionais e internacionais, identificando padrões e tendências nas temáticas abordadas. Foram encontrados quatro trabalhos de conclusão de curso e doze trabalhos apresentados em eventos científicos. Os trabalhos elaborados destacaram a relevância do projeto na formação inicial e continuada dos/as professores/as de Educação Física para atuar na inclusão escolar, bem como a importância do projeto na promoção da inclusão escolar, na instituição na qual ele foi desenvolvido.
Abstract: This research aimed to map the scientific production on the undergraduate teaching with the Special Education target audience, in physical education classes, from the School of Basic Education at the Federal University of Uberlândia. Using a qualitative approach, course conclusion works from the Education course were analyzed Physics at the Federal University of Uberlândia and productions presented at scientific events, national and international, identifying patterns and trends in the topics covered. They were found four course conclusion works and twelve works presented at events scientific. The work carried out highlighted the relevance of the project in initial and continued training of Physical Education teachers to work on school inclusion, as well as the importance of the project in promoting school inclusion, in the institution in which it was developed.
Esta investigación tuvo como objetivo mapear la producción científica sobre el docencia de pregrado con el público objetivo de Educación Especial, en clases de educación física, de la Escuela de Educación Básica de la Universidad Federal de Uberlândia. Usando un enfoque cualitativo, conclusiones del curso se analizaron trabajos de la carrera de Educación Física en la Universidad Federal de Uberlândia y producciones presentadas en eventos científicos, nacional e internacional, identificando patrones y tendencias en los temas tratados. Ellos eran Se encontraron cuatro trabajos de conclusión de curso y doce trabajos presentados en eventos. científico. El trabajo realizado puso de relieve la relevancia del proyecto en fase inicial y formación continua del profesorado de Educación Física para trabajar en la inclusión escolar, así como la importancia del proyecto en la promoción de la inclusión escolar, en la institución en la que se desarrolló desarrollado.
Palavras-chave: Educação Física inclusiva
Formação de professores
Inclusão escolar
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BUIATTE, Isabella Oliveira. Produção científica sobre um projeto de ensino de graduação com o público-alvo da educação especial, nas aulas de educação física em um colégio de aplicação. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43267
Data de defesa: 30-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProduçãoCientíficaSobre.pdfTCC683.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons