Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43267
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Produção científica sobre um projeto de ensino de graduação com o público-alvo da educação especial, nas aulas de educação física em um colégio de aplicação
Author: Buiatte, Isabella Oliveira
First Advisor: Lima, Solange Rodovalho
First member of the Committee: Marra, Sumaia Barbosa Franco
Second member of the Committee: Medeiros, Izaura de Menezes
Summary: Esta pesquisa teve como objetivo mapear a produção científica sobre o projeto de ensino de graduação com o Público-alvo da Educação Especial, nas aulas de educação física, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram analisados trabalhos de conclusão de curso do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia e produções apresentadas em eventos científicos, nacionais e internacionais, identificando padrões e tendências nas temáticas abordadas. Foram encontrados quatro trabalhos de conclusão de curso e doze trabalhos apresentados em eventos científicos. Os trabalhos elaborados destacaram a relevância do projeto na formação inicial e continuada dos/as professores/as de Educação Física para atuar na inclusão escolar, bem como a importância do projeto na promoção da inclusão escolar, na instituição na qual ele foi desenvolvido.
Abstract: This research aimed to map the scientific production on the undergraduate teaching with the Special Education target audience, in physical education classes, from the School of Basic Education at the Federal University of Uberlândia. Using a qualitative approach, course conclusion works from the Education course were analyzed Physics at the Federal University of Uberlândia and productions presented at scientific events, national and international, identifying patterns and trends in the topics covered. They were found four course conclusion works and twelve works presented at events scientific. The work carried out highlighted the relevance of the project in initial and continued training of Physical Education teachers to work on school inclusion, as well as the importance of the project in promoting school inclusion, in the institution in which it was developed.
Esta investigación tuvo como objetivo mapear la producción científica sobre el docencia de pregrado con el público objetivo de Educación Especial, en clases de educación física, de la Escuela de Educación Básica de la Universidad Federal de Uberlândia. Usando un enfoque cualitativo, conclusiones del curso se analizaron trabajos de la carrera de Educación Física en la Universidad Federal de Uberlândia y producciones presentadas en eventos científicos, nacional e internacional, identificando patrones y tendencias en los temas tratados. Ellos eran Se encontraron cuatro trabajos de conclusión de curso y doce trabajos presentados en eventos. científico. El trabajo realizado puso de relieve la relevancia del proyecto en fase inicial y formación continua del profesorado de Educación Física para trabajar en la inclusión escolar, así como la importancia del proyecto en la promoción de la inclusión escolar, en la institución en la que se desarrolló desarrollado.
Keywords: Educação Física inclusiva
Formação de professores
Inclusão escolar
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: BUIATTE, Isabella Oliveira. Produção científica sobre um projeto de ensino de graduação com o público-alvo da educação especial, nas aulas de educação física em um colégio de aplicação. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43267
Date of defense: 30-Apr-2024
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProduçãoCientíficaSobre.pdfTCC683.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons