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ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-2464-7705
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Programa “Conta Pra Mim”: análise semiolinguística dos imaginários sóciodiscursivos generificados das crianças nas obras de poesia
Título (s) alternativo (s): “Conta Pra Mim” Program: semiolinguistic analysis of children’s gendered socio-discursive imaginaries in poetry works
Autor: Nicomedes, Lorraine Caroline
Primer orientador: Almeida, Daniel Mazzaro Vilar de
Primer miembro de la banca: Peixoto, Mariana Rafaela Batista Silva
Segundo miembro de la banca: Alencar, Venan Lucas de Oliveira
Resumen: Esta dissertação investiga as produções discursivas que fundamentam as concepções da educação infantil, com foco específico nos dispositivos pedagógicos generificadores presentes no projeto de alfabetização familiar, proposto pelo Programa Nacional de Alfabetização (PNA) do Ministério da Educação (MEC), denominado “Conta pra Mim” (Brasil, 2019). O objetivo geral do trabalho é investigar as visadas generificadas dos imaginários sociodiscursivos que, por meio de sua constituição psicossociolinguística, ditam implicitamente como deve ser a criança do sexo feminino e a criança do sexo masculino. Nesse contexto, busco elacionar aspectos do Programa “Conta pra Mim” com as expectativas históricas do ideal social de infância e com elementos dos imaginários sociodiscursivos da infância. Além disso, tem-se o objetivo específico de identificar e descrever performatividades generificadas. Para assimilar a intencionalidade na situação comunicacional entre o emissor e o destinatário presentes nas obras, foram selecionadas poesias, incluindo cantigas, parlendas e quadrinhas. Para a análise da significação discursiva, serão considerados os componentes linguístico e situacional, além de se apoiar nas operações de significação do material verbal e do material psicossocial, conforme elucidado por Charaudeau (2014). Nesse sentido, a significação do discurso privilegia a relação estabelecida entre os parceiros do ato de linguagem, sem ignorar o conteúdo proposicional que se refere à referência ao mundo, mas subordinando-o à intersubjetividade dos interlocutores. Palavras-chave: Semiolinguística. Infância. Generificação.
Abstract: This dissertation investigates the discursive productions that underpin the conceptions of early childhood education, with a specific focus on the gendering pedagogical devices present in the family literacy project, proposed by the National Literacy Program (PNA) of the Ministry of Education (MEC), Programa “Conta pra Mim” (Brasil, 2019). The general objective of the work is to investigate the gendered impositions of sociodiscursive imaginaries that, through their psychosociolinguistic constitution, implicitly dictate what the female child and the male child should be like. In this context, it seeks to relate aspects of the “Conta pra Mim” Program with the historical expectations of the social ideal of childhood and with elements of the sociodiscursive imaginaries of childhood. In addition, there is the specific objective of identifying and describing gendered performativities. To assimilate the intentionality in the communicational situation between the sender and the recipient present in the works, poems were selected, including songs, parlendas, and quadrinhas. For the analysis of discursive meaning, the linguistic and situational components will be considered, in addition to relying on the operations of meaning of the verbal material and the psychosocial material, as elucidated by Charaudeau (2014). In this sense, the meaning of the discourse privileges the relationship established between the partners of the language act, without ignoring the propositional content that refers to the reference to the world, but subordinating it to the intersubjectivity of the interlocutors. Keywords: Semiolinguistics. Childhood. Gendering.
Palabras clave: Semiolinguística
Infância
Generificação
Semiolinguistics
Childhood
Gendering
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Tema: Linguística
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Cita: NICOMEDES, Lorraine Caroline. Programa “Conta Pra Mim”: análise semiolinguística dos imaginários sóciodiscursivos generificados das crianças nas obras de poesia. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5076
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5076
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43248
Fecha de defensa: 29-feb-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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