Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNicomedes, Lorraine Caroline-
dc.date.accessioned2024-09-04T20:12:58Z-
dc.date.available2024-09-04T20:12:58Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationNICOMEDES, Lorraine Caroline. Programa “Conta Pra Mim”: análise semiolinguística dos imaginários sóciodiscursivos generificados das crianças nas obras de poesia. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5076pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43248-
dc.description.abstractThis dissertation investigates the discursive productions that underpin the conceptions of early childhood education, with a specific focus on the gendering pedagogical devices present in the family literacy project, proposed by the National Literacy Program (PNA) of the Ministry of Education (MEC), Programa “Conta pra Mim” (Brasil, 2019). The general objective of the work is to investigate the gendered impositions of sociodiscursive imaginaries that, through their psychosociolinguistic constitution, implicitly dictate what the female child and the male child should be like. In this context, it seeks to relate aspects of the “Conta pra Mim” Program with the historical expectations of the social ideal of childhood and with elements of the sociodiscursive imaginaries of childhood. In addition, there is the specific objective of identifying and describing gendered performativities. To assimilate the intentionality in the communicational situation between the sender and the recipient present in the works, poems were selected, including songs, parlendas, and quadrinhas. For the analysis of discursive meaning, the linguistic and situational components will be considered, in addition to relying on the operations of meaning of the verbal material and the psychosocial material, as elucidated by Charaudeau (2014). In this sense, the meaning of the discourse privileges the relationship established between the partners of the language act, without ignoring the propositional content that refers to the reference to the world, but subordinating it to the intersubjectivity of the interlocutors. Keywords: Semiolinguistics. Childhood. Gendering.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSemiolinguísticapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectGenerificaçãopt_BR
dc.subjectSemiolinguisticspt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectGenderingpt_BR
dc.titlePrograma “Conta Pra Mim”: análise semiolinguística dos imaginários sóciodiscursivos generificados das crianças nas obras de poesiapt_BR
dc.title.alternative“Conta Pra Mim” Program: semiolinguistic analysis of children’s gendered socio-discursive imaginaries in poetry workspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Daniel Mazzaro Vilar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9932422365928301pt_BR
dc.contributor.referee1Peixoto, Mariana Rafaela Batista Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7920761600325088pt_BR
dc.contributor.referee2Alencar, Venan Lucas de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9908168525607718pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6134553190222915pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga as produções discursivas que fundamentam as concepções da educação infantil, com foco específico nos dispositivos pedagógicos generificadores presentes no projeto de alfabetização familiar, proposto pelo Programa Nacional de Alfabetização (PNA) do Ministério da Educação (MEC), denominado “Conta pra Mim” (Brasil, 2019). O objetivo geral do trabalho é investigar as visadas generificadas dos imaginários sociodiscursivos que, por meio de sua constituição psicossociolinguística, ditam implicitamente como deve ser a criança do sexo feminino e a criança do sexo masculino. Nesse contexto, busco elacionar aspectos do Programa “Conta pra Mim” com as expectativas históricas do ideal social de infância e com elementos dos imaginários sociodiscursivos da infância. Além disso, tem-se o objetivo específico de identificar e descrever performatividades generificadas. Para assimilar a intencionalidade na situação comunicacional entre o emissor e o destinatário presentes nas obras, foram selecionadas poesias, incluindo cantigas, parlendas e quadrinhas. Para a análise da significação discursiva, serão considerados os componentes linguístico e situacional, além de se apoiar nas operações de significação do material verbal e do material psicossocial, conforme elucidado por Charaudeau (2014). Nesse sentido, a significação do discurso privilegia a relação estabelecida entre os parceiros do ato de linguagem, sem ignorar o conteúdo proposicional que se refere à referência ao mundo, mas subordinando-o à intersubjetividade dos interlocutores. Palavras-chave: Semiolinguística. Infância. Generificação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration115pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5076pt_BR
dc.orcid.putcode166858723-
dc.crossref.doibatchid1e6ae7eb-4a5a-4572-b25b-a78fc69f1202-
dc.subject.autorizadoLinguísticapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProgramaContaPraMim.pdfDissertação1.35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.