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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6226-1586
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Experimental analysis of the laminar to turbulent transition process of the boundary layer on swept wings
Título (s) alternativo (s): Análise experimental do processo de transição laminar-turbulento da camada limite em asas enflechadas
Autor: Botter, Caio Roberto
Primer orientador: Souza, Francisco José de
Primer coorientador: Almeida, Odenir de
Primer miembro de la banca: Trapp, Luis Gustavo
Segundo miembro de la banca: Siveira Neto, Aristeu da
Resumen: The utilization of infrared thermography for the detection of the boundary layer transition front with a 25º swept wing model of a laminar airfoil cross-section has been studied and tested in a blow-down and closed-circuit wind tunnel. The model, manufactured in fiberglass, has been painted in black matte paint and was submitted to the heat of halogenic lights to increase its thermal emissivity and thus increase the thermal contrast of the body to the mean allowing a better visualization of the turbulent and the laminar stages of the boundary layer. Later, a Python image processing code was used to detect the transition front and result in its position. Combinations of Reynolds numbers and angles of attack have been tested, varying from 4,50 ∙ 105 ≤ 𝑅𝑒 ≤ 9,15 ∙ 105 and 0 ° ≤ 𝛼 ≤ 14 °, to better verify the behavior of the transition front position to various scenarios. This permitted the analyses of the transition phenomena contrasting the results with the literature allowing the inference of the mechanisms that are acting on the system. Besides some special cases, most of the tested points followed the expectations, with higher Reynolds numbers and higher angles of attack providing an early transition position. After, the infrared images have been contrasted with the infrared images of a straight wing model of same chord and airfoil as the present swept wing. The later comparison was to evaluate the significance level of the crossflow instabilities in the development of the boundary layer, and thus how it would modify the transition front position. An interesting phenomenon was then observed were for small angles of attack the swept wing showed a closer to the leading-edge transition front position as expected, while for higher alphas the boundary layer of the straight wing was firstly transitioning, implying that it is in truth transitioning by other mechanisms then the T-S waves. Besides the infrared images acquisition, to better qualify the flow over the swept wing, the pressure distribution over the wing and the aerodynamics efforts of lift and drag have also been characterized respectively by a pressure transducer and an aerodynamics balance.
Abstract: O uso de termografia infravermelha para deteção da fronte de transição de um modelo de asa com 25º de ângulo de enflechamento e seção transversal dada por um aerofólio simétrico foi estudado em um túnel de vento soprador de circuito fechado. O modelo foi manufaturado em fibra de vidro, pintado em tinta preta fosca, e foi submetido ao calor de lâmpadas halogênicas para aumentar a emissividade térmica, e assim o contraste entre a asa e o meio, permitindo uma melhor visualização dos estágios turbulento e laminar da camada limite. Em seguida, um código de processamento de imagens em Python foi utilizado para detectar a fronte de transição e indicar sua posição. Várias combinações de núeros de Reynolds e âgulos de ataque foram testados, variando entre 4,50 ∙ 105 ≤ 𝑅𝑒 ≤ 9,15 ∙ 105 e 0 ° ≤ 𝛼 ≤ 14 ° visando uma melhor avaliação do comportamento da fronte de transiçõ em vários cenários. Isso permitiu a análise do fenômeno da transição contrastando os resultados com a literatura, permitindo assim se inferir sobre os mecanismos que estão agindo no sistema. Apesar de algumas exceções, a maioria dos pontos testados seguiram as expectativas, com maiores números de Reynolds e ângulos de ataque mais altos resultando em uma transiçãoo mais avançada. Em seguida, as imagens infravermelhas foram contrastadas com as de um trabalho anterior que ensaiou a detecção da posição da transição em um modelo de asa reta de mesma corda e aerofólio da presente asa enflechada. Esta última comparação teve por objetivo avaliar a significância das instabilidades de vento cruzado no desenvolvimento da camada limite, e assim como elas modificam a posiçãoo da fronte de transiçãoo. Um fenômeno interessante foi então observado onde para pequenos ângulos de ataque a asa enflechada apresentou uma transição mais próxima ao bordo de ataque enquanto que para ângulos de ataque mais altos a camada limite da asa reta foi a primeira a transicionar, provavelmente implicando que ela está transicionando por outro fenômeno que as ondas T-S. além das aquisiçãoo das imagens infravermelhas, para melhor qualificar o escoamento sobre a asa enflechada, a distribuiçãoo de pressão e os esforços aerodinâmicos de sustentaçãoo e arrasto foram obtidos respetivamente por um transdutor de pressão e uma balança aerodinâmica.
Palabras clave: Boundary Layer Transition Front
Swept Wing
Crossflow Instability
Infrared Thermography
Fronte de Transição de Camada
Asa Enflechada
Termografia Infravermelha
Instabilidade Limite de Vento Cruzado
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOS
Tema: Engenharia mecânica
Asas do Vento
Túneis aerodinâmicos
Fontes de infravermelho
Idioma: eng
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Cita: BOTTER, Caio Roberto. Experimental analysis of the laminar to turbulent transition process of the boundary layer on swept wings. 2023. 150 f. Master’s Degree Dissertation (in Mechanical Engineering), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.388 .
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.388
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43242
Fecha de defensa: 9-ago-2023
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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