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dc.creatorBotter, Caio Roberto-
dc.date.accessioned2024-09-04T15:40:24Z-
dc.date.available2024-09-04T15:40:24Z-
dc.date.issued2023-08-09-
dc.identifier.citationBOTTER, Caio Roberto. Experimental analysis of the laminar to turbulent transition process of the boundary layer on swept wings. 2023. 150 f. Master’s Degree Dissertation (in Mechanical Engineering), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.388 .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43242-
dc.description.abstractO uso de termografia infravermelha para deteção da fronte de transição de um modelo de asa com 25º de ângulo de enflechamento e seção transversal dada por um aerofólio simétrico foi estudado em um túnel de vento soprador de circuito fechado. O modelo foi manufaturado em fibra de vidro, pintado em tinta preta fosca, e foi submetido ao calor de lâmpadas halogênicas para aumentar a emissividade térmica, e assim o contraste entre a asa e o meio, permitindo uma melhor visualização dos estágios turbulento e laminar da camada limite. Em seguida, um código de processamento de imagens em Python foi utilizado para detectar a fronte de transição e indicar sua posição. Várias combinações de núeros de Reynolds e âgulos de ataque foram testados, variando entre 4,50 ∙ 105 ≤ 𝑅𝑒 ≤ 9,15 ∙ 105 e 0 ° ≤ 𝛼 ≤ 14 ° visando uma melhor avaliação do comportamento da fronte de transiçõ em vários cenários. Isso permitiu a análise do fenômeno da transição contrastando os resultados com a literatura, permitindo assim se inferir sobre os mecanismos que estão agindo no sistema. Apesar de algumas exceções, a maioria dos pontos testados seguiram as expectativas, com maiores números de Reynolds e ângulos de ataque mais altos resultando em uma transiçãoo mais avançada. Em seguida, as imagens infravermelhas foram contrastadas com as de um trabalho anterior que ensaiou a detecção da posição da transição em um modelo de asa reta de mesma corda e aerofólio da presente asa enflechada. Esta última comparação teve por objetivo avaliar a significância das instabilidades de vento cruzado no desenvolvimento da camada limite, e assim como elas modificam a posiçãoo da fronte de transiçãoo. Um fenômeno interessante foi então observado onde para pequenos ângulos de ataque a asa enflechada apresentou uma transição mais próxima ao bordo de ataque enquanto que para ângulos de ataque mais altos a camada limite da asa reta foi a primeira a transicionar, provavelmente implicando que ela está transicionando por outro fenômeno que as ondas T-S. além das aquisiçãoo das imagens infravermelhas, para melhor qualificar o escoamento sobre a asa enflechada, a distribuiçãoo de pressão e os esforços aerodinâmicos de sustentaçãoo e arrasto foram obtidos respetivamente por um transdutor de pressão e uma balança aerodinâmica.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectBoundary Layer Transition Frontpt_BR
dc.subjectSwept Wingpt_BR
dc.subjectCrossflow Instabilitypt_BR
dc.subjectInfrared Thermographypt_BR
dc.subjectFronte de Transição de Camadapt_BR
dc.subjectAsa Enflechadapt_BR
dc.subjectTermografia Infravermelhapt_BR
dc.subjectInstabilidade Limite de Vento Cruzadopt_BR
dc.titleExperimental analysis of the laminar to turbulent transition process of the boundary layer on swept wingspt_BR
dc.title.alternativeAnálise experimental do processo de transição laminar-turbulento da camada limite em asas enflechadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Odenir de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8197975215358295pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Francisco José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1257320066520278pt_BR
dc.contributor.referee1Trapp, Luis Gustavo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3211286468015601pt_BR
dc.contributor.referee2Siveira Neto, Aristeu da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4650888739121183pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2966398651049556pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoThe utilization of infrared thermography for the detection of the boundary layer transition front with a 25º swept wing model of a laminar airfoil cross-section has been studied and tested in a blow-down and closed-circuit wind tunnel. The model, manufactured in fiberglass, has been painted in black matte paint and was submitted to the heat of halogenic lights to increase its thermal emissivity and thus increase the thermal contrast of the body to the mean allowing a better visualization of the turbulent and the laminar stages of the boundary layer. Later, a Python image processing code was used to detect the transition front and result in its position. Combinations of Reynolds numbers and angles of attack have been tested, varying from 4,50 ∙ 105 ≤ 𝑅𝑒 ≤ 9,15 ∙ 105 and 0 ° ≤ 𝛼 ≤ 14 °, to better verify the behavior of the transition front position to various scenarios. This permitted the analyses of the transition phenomena contrasting the results with the literature allowing the inference of the mechanisms that are acting on the system. Besides some special cases, most of the tested points followed the expectations, with higher Reynolds numbers and higher angles of attack providing an early transition position. After, the infrared images have been contrasted with the infrared images of a straight wing model of same chord and airfoil as the present swept wing. The later comparison was to evaluate the significance level of the crossflow instabilities in the development of the boundary layer, and thus how it would modify the transition front position. An interesting phenomenon was then observed were for small angles of attack the swept wing showed a closer to the leading-edge transition front position as expected, while for higher alphas the boundary layer of the straight wing was firstly transitioning, implying that it is in truth transitioning by other mechanisms then the T-S waves. Besides the infrared images acquisition, to better qualify the flow over the swept wing, the pressure distribution over the wing and the aerodynamics efforts of lift and drag have also been characterized respectively by a pressure transducer and an aerodynamics balance.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration150pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOSpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.388pt_BR
dc.orcid.putcode166856033-
dc.crossref.doibatchid1e6ae7eb-4a5a-4572-b25b-a78fc69f1202-
dc.subject.autorizadoEngenharia mecânicapt_BR
dc.subject.autorizadoAsas do Ventopt_BR
dc.subject.autorizadoTúneis aerodinâmicospt_BR
dc.subject.autorizadoFontes de infravermelhopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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