Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43241
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-4218-0547
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Ensino de lingua portuguesa por meio do gênero propaganda: contribuições para o desenvolvimento da competência argumentativa e do letramento crítico
Alternate title (s): Teaching the portuguese language through the advertisement genre: contributions to the development of argumentative competence and critical literacy
Author: Franco, Gláucia Kely Moreira
First Advisor: Ottoni, Maria Aparecida Resende
First member of the Committee: Barbosa, José Roberto Alves
Second member of the Committee: Júnior, José Ribamar Lopes Batista
Summary: RESUMO Esta dissertação é resultado de uma pesquisa que tem como objetivo geral investigar as possíveis contribuições do desenvolvimento de um ensino de língua portuguesa por meio do gênero discursivo propaganda, para o desenvolvimento, em estudantes do 9º ano do ensino fundamental, da habilidade de argumentar, para fomentar o protagonismo juvenil e o engajamento na discussão de problemas sociais e na proposição de ações para enfrentamento desses problemas centrada na elaboração e aplicação de uma proposta de leitura e de escrita, com ênfase no gênero discursivo propaganda, para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes de argumentar e de produzir propagandas. Os objetivos específicos do estudo são: a) investigar se e como o desenvolvimento da proposta mencionada pode contribuir para que alunos adquiram consciência de como, porque e segundo os interesses de quem textos do gênero propaganda podem funcionar; b) explicitar as marcas linguístico-discursivas características do gênero propaganda e os efeitos de sentido por elas produzidos; c) identificar as diferentes estratégias argumentativas utilizadas em propagandas; d) examinar se, na produção de propagandas, os alunos utilizam diferentes estratégias argumentativas para defender uma ideia e persuadir seu interlocutor, de modo a influenciá-lo a agir de determinada forma, se levam em conta as especificidades do gênero, o desenho, o redesenho e a crítica; e) elaborar e disponibilizar em site caderno suplementar com a proposta apresentada, a fim de subsidiar o trabalho de outros docentes com a leitura e a escrita por meio do gênero discursivo propaganda. Para atingir os objetivos propostos, a pesquisa baseia-se em estudos pautados em pressupostos do Letramento Crítico (Janks, 2010, 2011; Menezes de Souza, 2011; Jordão, 2013; Monte-Mór, 2011; Lopes; Andreotti; Menezes de Souza, 2006); em estudos sobre a argumentação (Abreu, 1999, 2006), sobre gêneros (Bakhtin, 2011) e sobre o gênero propaganda (Pinho, 1990; Sandmann, 2007; Dionísio, 2011). Também levamos em conta o que é proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (Brasil, 1998) e na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018). A pesquisa segue os pressupostos da abordagem qualitativa e se configura como uma pesquisa-ação (Prodonov; Freitas, 2013; Thiollent, 1988). Para a geração e coleta de dados são utilizados questionários, gravações, diário de campo, produção de textos do gênero discursivo em pauta. Os resultados do desenvolvimento desta proposta, aplicada em uma turma de 9º ano de uma escola pública na cidade de Rio Verde, Goiás, revela que um ensino focado nas práticas sociais das quais os alunos participam, que reconhece e valoriza seus conhecimentos prévios, as diversas formas de linguagem e persuasão, e compreende o trabalho com textos como processo de construção de sentidos, pode enriquecer o ensino de leitura e escrita, promovendo um aprendizado mais significativo para o aluno, proporcionando-lhe maior engajamento, desenvolvimento de habilidades críticas e uma compreensão da comunicação escrita e sua relação com a sociedade. Além disso, a estratégia didática apresentada nesta dissertação, por meio das práticas de leitura e escrita desenvolvidas, aplicadas e avaliadas, contribui para aprimorar a competência discursiva dos alunos, fomentando seu protagonismo e habilidades argumentativas. Isso evidencia o potencial das práticas de letramento crítico na formação de leitores e escritores autônomos, e na promoção de uma maior interação entre escola e comunidade.
Abstract: ABSTRACT This dissertation is the result of a research project whose general objective is to investigate the possible contributions of developing for teaching Portuguese language through the discursive genre propaganda, for the development of the ability to argue in 9th grade students, to foster youth protagonism and engagement in the discussion of social problems and in proposing actions to tackle these problems centered on the elaboration and application of a reading and writing proposal, with an emphasis on the discursive genre propaganda, for the development of students' abilities to argue and produce advertisements. The specific objectives of the study are: a) to investigate whether and how the development of the mentioned proposal can contribute to students become aware of how, why and according to whose interests of the propaganda genre can function; b) to make explicit the linguistic-discursive marks characteristic of the propaganda genre and the effects of meaning produced by them; c) to identify the different argumentative strategies used in advertisements; d) to examinate whether, in the production of advertisements, the students use different argumentative strategies to defend an idea and persuade their interlocutor, in order to influence them to act in a certain way, whether they consider the specificities of the genre, design, redesign and criticism; e) to elaborate and make available on a website a supplementary notebook with the proposal presented, in order to subsidize the work of other teachers with the reading and writing through the discursive genre propaganda. To achieve the proposed objectives, this research is based on studies of Critical Literacy (Janks, 2010, 2011; Menezes de Souza, 2011; Jordão, 2013; Monte-Mór, 2011; Lopes; Andreotti; Menezes de Souza, 2006); in studies on argumentation (Abreu, 1999, 2006), on genres (Bakhtin, 2011) and on the propaganda genre (Pinho, 1990; Sandman, 2007; Dionísio, 2011). We also considered what is proposed in the National Curriculum Parameters - PCN (Brazil, 1998) and the National Common Curriculum Base - BNCC (Brazil, 2018). The research follows the assumptions of the qualitative approach and is configured as action research (Prodonov; Freitas, 2013; Thiollent, 1988). Questionnaires, recordings, a field diary, and the production of texts from the discursive genre in question were used to generate and collect data. The results of the development of this proposal, applied to a 9th grade class in a public school in the city of Rio Verde, Goiás, reveal that teaching focused on the social practices in which students participate, which recognizes and values their prior knowledge, the various forms of language and persuasion, and understands working with texts as a process of constructing meaning, can enrich the teaching of reading and writing, promoting more meaningful learning for the students, providing them with greater engagement, the development of critical skills and an understanding of written communication and its relationship with society. In addition, the didactic strategy presented in this dissertation, through the reading and writing practices developed, applied, and evaluated, contributes to improving students' discursive competence, fostering their protagonism and argumentative skills. This shows the potential of critical literacy practices in training autonomous readers and writers, and in promoting greater interaction between the school and the community.
Keywords: Gênero propaganda
Argumentação
Ensino de Língua Portuguesa.
Letramento crítico
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Linguística
Ensino da língua portuguesa
Língua portuguesa - Locução verbal
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Quote: FRANCO, Gláucia Kely Moreira. Ensino de língua portuguesa por meio do gênero propaganda: contribuições para o desenvolvimento da competência argumentativa e do letramento crítico. 2024. 263 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.271.
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.271
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43241
Date of defense: 26-Mar-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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CADERNO SUPLEMENTAR LÍNGUA PORTUGUESA_GLÁUCIA KELY (1).pdf5.73 MBAdobe PDFThumbnail
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