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ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-9745-1067
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Reforma do ensino médio: análise dos PNLD 2017 e 2021 de história e das transformações no trabalho docente
Título(s) alternativo(s): Reforma de la enseñanza secundaria: análisis de los PNLD 2017 y 2021 de Historia y las transformaciones en el trabajo docente
Autor(es): Jeronimo, Isaac Vasconcelos
Primeiro orientador: Morais, Sérgio Paulo
Primeiro membro da banca: Moreira, Vagner José
Segundo membro da banca: Netto, Mario Borges
Resumo: A reforma do Ensino Médio e a precarização do trabalho docente são analisadas sob uma perspectiva inovadora, com ênfase no impacto das novas matrizes curriculares sobre os professores. O uso do livro didático no contexto educacional brasileiro é investigado por meio de uma pesquisa documental sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), destacando a influência das correntes pedagógicas e sua relação com a precarização do trabalho docente. Os efeitos da precarização no Novo Ensino Médio são examinados com especial atenção às transformações nos materiais didáticos sob o PNLD 2021 e seu impacto no trabalho dos professores. O objetivo é analisar e comparar os livros de História do PNLD 2017 com os presentes no novo PNLD 2021, focando nos conteúdos abordados e em como eles se relacionam com a precarização do trabalho docente na área de Ciências Humanas. A metodologia comparativa é empregada para compreender como as mudanças nos livros didáticos, decorrentes da reforma do Ensino Médio, afetam o trabalho dos professores. A pesquisa demonstrou que o PNLD 2021, ao propor materiais didáticos simplificados, contribui significativamente para a precarização do trabalho docente. Esse processo resulta na desvalorização da formação acadêmica dos professores e na utilização de profissionais menos qualificados, abrindo espaço para o notório saber.
Abstract: La reforma de la educación secundaria y la precarización del trabajo docente se analizan desde una perspectiva innovadora, con énfasis en el impacto de las nuevas matrices curriculares sobre los profesores. El uso del libro de texto en el contexto educativo brasileño se investiga mediante una investigación documental sobre el Programa Nacional del Libro de Texto (PNLD), destacando la influencia de las corrientes pedagógicas y su relación con la precarización del trabajo docente. Los efectos de la precarización en la nueva educación secundaria se examinan con especial atención a las transformaciones en los materiales didácticos bajo el PNLD 2021 y su impacto en el trabajo de los profesores. El objetivo es analizar y comparar los libros del PNLD 2017 de Historia con el nuevo PNLD 2021 de Historia, enfocándose en los contenidos abordados y su relación con la precarización del trabajo docente en el área de Ciencias Humanas. Se emplea la metodología comparativa para comprender cómo los cambios en los libros de texto, derivados de la reforma de la educación secundaria, afectan el trabajo de los profesores. La investigación demostró que el PNLD 2021, al proponer materiales didácticos simplificados, contribuye significativamente a la precarización del trabajo docente. Este proceso resulta en la desvalorización de la formación académica de los profesores y en la utilización de profesionales menos cualificados, abriendo espacio para el notorio saber.
Palavras-chave: Precarização trabalho docente
Reforma do Ensino Médio
Programa Nacional do Livro Didático
Educação
precariedad del trabajo docente
reforma de la educación secundaria
Programa Nacional de Libros de Texto
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Ensino médio atual
Professores de ensino médio
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: JERONIMO, Isaac Vasconcelos, Reforma do ensino médio: análise dos PNLD 2017 e 2021 de história e as transformações no trabalho docente. 2024. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.579.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.579
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43199
Data de defesa: 23-Jul-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

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