Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43199
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJeronimo, Isaac Vasconcelos-
dc.date.accessioned2024-08-29T19:53:26Z-
dc.date.available2024-08-29T19:53:26Z-
dc.date.issued2024-07-23-
dc.identifier.citationJERONIMO, Isaac Vasconcelos, Reforma do ensino médio: análise dos PNLD 2017 e 2021 de história e as transformações no trabalho docente. 2024. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.579.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43199-
dc.description.abstractLa reforma de la educación secundaria y la precarización del trabajo docente se analizan desde una perspectiva innovadora, con énfasis en el impacto de las nuevas matrices curriculares sobre los profesores. El uso del libro de texto en el contexto educativo brasileño se investiga mediante una investigación documental sobre el Programa Nacional del Libro de Texto (PNLD), destacando la influencia de las corrientes pedagógicas y su relación con la precarización del trabajo docente. Los efectos de la precarización en la nueva educación secundaria se examinan con especial atención a las transformaciones en los materiales didácticos bajo el PNLD 2021 y su impacto en el trabajo de los profesores. El objetivo es analizar y comparar los libros del PNLD 2017 de Historia con el nuevo PNLD 2021 de Historia, enfocándose en los contenidos abordados y su relación con la precarización del trabajo docente en el área de Ciencias Humanas. Se emplea la metodología comparativa para comprender cómo los cambios en los libros de texto, derivados de la reforma de la educación secundaria, afectan el trabajo de los profesores. La investigación demostró que el PNLD 2021, al proponer materiales didácticos simplificados, contribuye significativamente a la precarización del trabajo docente. Este proceso resulta en la desvalorización de la formación académica de los profesores y en la utilización de profesionales menos cualificados, abriendo espacio para el notorio saber.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPrecarização trabalho docentept_BR
dc.subjectReforma do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didáticopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectprecariedad del trabajo docentept_BR
dc.subjectreforma de la educación secundariapt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Libros de Textopt_BR
dc.titleReforma do ensino médio: análise dos PNLD 2017 e 2021 de história e das transformações no trabalho docentept_BR
dc.title.alternativeReforma de la enseñanza secundaria: análisis de los PNLD 2017 y 2021 de Historia y las transformaciones en el trabajo docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Vagner José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978311010887665pt_BR
dc.contributor.referee2Netto, Mario Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7631482288936524pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9289916485674170pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA reforma do Ensino Médio e a precarização do trabalho docente são analisadas sob uma perspectiva inovadora, com ênfase no impacto das novas matrizes curriculares sobre os professores. O uso do livro didático no contexto educacional brasileiro é investigado por meio de uma pesquisa documental sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), destacando a influência das correntes pedagógicas e sua relação com a precarização do trabalho docente. Os efeitos da precarização no Novo Ensino Médio são examinados com especial atenção às transformações nos materiais didáticos sob o PNLD 2021 e seu impacto no trabalho dos professores. O objetivo é analisar e comparar os livros de História do PNLD 2017 com os presentes no novo PNLD 2021, focando nos conteúdos abordados e em como eles se relacionam com a precarização do trabalho docente na área de Ciências Humanas. A metodologia comparativa é empregada para compreender como as mudanças nos livros didáticos, decorrentes da reforma do Ensino Médio, afetam o trabalho dos professores. A pesquisa demonstrou que o PNLD 2021, ao propor materiais didáticos simplificados, contribui significativamente para a precarização do trabalho docente. Esse processo resulta na desvalorização da formação acadêmica dos professores e na utilização de profissionais menos qualificados, abrindo espaço para o notório saber.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration87pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.579pt_BR
dc.orcid.putcode166488076-
dc.crossref.doibatchid7810257c-38cd-421b-bb84-386973bc9067-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subject.autorizadoEnsino médio atualpt_BR
dc.subject.autorizadoProfessores de ensino médiopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReformaEnsinoMédio.pdfDissertação5.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons