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ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-1296-7202
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Mais que recuperar vias esburacadas: Desenvolvimento de um projeto de letramento e ressignificação da leitura e da escrita no contexto escolar
Alternate title (s): More than recovering potholed roads: Development of a literacy project and redefinition of reading and writing in the school context
Author: Dantas, Luciene de Paula
First Advisor: Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva
First member of the Committee: Medeiros, Glícia Marili Azevedo de
Second member of the Committee: Ottoni, Maria Aparecida Resende
Summary: Esta pesquisa desenvolve e analisa um Projeto de Letramento (PL), com o intuito de estimular o interesse de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II para a leitura e a escrita em diferentes gêneros textuais/discursivos. Para tanto, trabalhamos sob a perspectiva da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2009). Nesse contexto, os PL possibilitam desenvolver práticas sociais da leitura e da escrita nas situações reais vivenciadas pelos estudantes (Oliveira; Tinoco; Santos, 2014), ao serem baseados em uma problemática identificada e interessante aos educandos. Metodologicamente, a investigação é qualitativa e utiliza a pesquisa-ação (Thiollent, 1996), que permite estudar perspectivas subjetivas de fenômenos sociais e do comportamento humano, ao abordar um problema apresentado pelos participantes, no qual a pesquisadora constrói estratégias durante as etapas do processo investigativo e as desenvolve para observar como ocorre a interação e analisar os dados. Teoricamente, parte-se de uma compreensão da pesquisadora sobre o conceito de letramento, mais precisamente dos pressupostos elucidados pelos Estudos de Letramento, de vertente sociocultural (Street, 2014; Kleiman, 2005; Oliveira; Tinoco; Santos, 2014). Além disso, usa se o conceito de gêneros discursivos com base em Bakhtin (1997) para considerarmos sua relevância para as aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa foi elaborada com 18 alunos participantes do oitavo ano do Ensino Fundamental (EF) II de uma escola da rede pública estadual de Minas Gerais, na cidade de Uberlândia. Em se tratando do corpus de investigação, analisamos dados gerados em atividades e ações do PL, que se desenvolveu a partir da inquietação dos estudantes, acerca de buracos nas ruas do bairro da escola. Destacamos algumas etapas da produção escrita de um abaixo-assinado e de um roteiro para entrevistar condutores da comunidade. Ao analisarmos as atividades efetuadas durante o trabalho, os resultados demonstraram que o PL possibilitou uma participação mais efetiva dos alunos nas atividades de leitura e de escrita naquele contexto, com a vivência de solicitações a serviços públicos, no caso municipal. Acreditamos ter conseguido otimizar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Por fim, temos um produto final do mestrado, um projeto e um pequeno caderno de orientações de atividades para divulgação.
Abstract: This research develops and analyzes a Literacy Project (LP), with the aim of stimulating students’ interest in reading and writing texts in different textual/discursive genres. To this end, we focus on students’ reading and writing from the perspective of Applied Linguistics (Moita Lopes, 2009). In this context, LP make it possible to develop the social practices of reading and writing in real situations experienced by students (Oliveira; Tinoco; Santos, 2014), as they are based on an identified problem that is interesting to students. Methodologically, the investigation is qualitative and uses action research (Thiollent, 1996), which allows studying subjective perspectives of social phenomena and human behavior, by approaching a problem presented by the participants, in which the researcher develops strategies during the stages of the investigative process and develops them to observe how the interaction occurs to analyze the data. Theoretically, it starts from a researcher’s understanding about literacy concept, more precisely from the assumptions elucidated by new literacy studies from a sociocultural aspect (Street, 2014; Kleiman, 2005; Oliveira; Tinoco; Santos, 2014). In face of that, the concept of discursive genres was based on Bakhtin (1997), to consider its relevance in Portuguese Language classes. The research was carried out with 18 student participants in the eighth year of Middle School at a state public institution in Uberlândia, Minas Gerais, Brazil. In the case of the research corpus, we analyzed data obtained from activities and actions of the PL, which were developed from students' concerns about potholes in the streets of the school neighborhood. We point out some stages of a petition text production and a script of questions to interview community drivers. Then, we analyzed the activities carried out during the work and the results of which demonstrated that the LP enabled more effective participation of students in reading and writing activities, with the respective learning of requests to municipal public services – by using social practices, we are able to optimize the quality of the teaching and learning process. The final product of the master’s degree, a project and a small notebook with activity guidelines for dissemination.
Keywords: Ensino de leitura e escrita
Projeto de letramento
Gênero do discurso
Reading and writing teaching
Literacy project
Discursive genre
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Linguagem e línguas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Quote: DANTAS, Luciene de Paula. Mais que recuperar vias esburacadas: Desenvolvimento de um projeto de letramento e ressignificação da leitura e da escrita no contexto escolar. 2024. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5100.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5100
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43193
Date of defense: 27-Mar-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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