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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43191| ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-5903-7486 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | A luta pela Lei Federal nº 10.639/2003: dos projetos apresentados à promulgação da lei (1988-2003) |
| Autor: | Oliveira, Lúcia Helena dos Santos |
| Primer orientador: | Araujo, Carlos Eduardo Moreira de |
| Primer miembro de la banca: | Oliveira, Cristiane Coppe de |
| Segundo miembro de la banca: | Peçanha, Natália Batista |
| Tercer miembro de la banca: | Bernardes, Vânia Aparecida Martins |
| Resumen: | Esta monografia tem como objetivo analisar o processo de tramitação da Lei Federal nº 10.639/2003, que altera a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) tornando obrigatório o ensino de História Africana e Afro-brasileira no ensino básico, considerando os vários projetos de lei apresentados, com as suas modificações, os debates que ocorreram na Câmara dos Deputados, as influências políticas, até a chegada na configuração final da lei que foi promulgada. Partimos da compreensão de que a Lei nº 10.639/2003 é fruto da luta e reivindicações dos movimentos negros desde o início do século XX, em especial o Movimento Negro Contemporâneo que a partir da fundação do Movimento Negro Unificado (MNU) em 1978, passa a participar ativamente da política institucional, a fim de conquistar as suas demandas. Além disso, ao contextualizar esse processo em meio as políticas educacionais, nacionais e internacionais, tomamos como base o debate feito por Michael W. Apple, que entende o currículo enquanto um ambiente de disputa, partindo de uma tradição seletiva que serve aos interesses de alguém, ou algum grupo. Ao analisarmos os documentos gerados no processo de tramitação e as legislações, partimos da visão de Le Goff que entende o documento enquanto monumento, ou seja, como um produto que foi fabricado pela sociedade segundo relações de força e poder. Revisitar os debates e processos que levaram a promulgação da lei que é considerada uma das grandes vitórias do Movimento Negro Contemporâneo torna-se cada dia mais relevante na história recente da política brasileira e mundial, onde políticas de ações afirmativas, como as cotas, estão sendo revisadas e muitas conquistas que eram vistas como consolidadas sofrem constantes ataques. Assim, a partir do debate de Nilma Lino Gomes, que compreende o Movimento Negro como educador, percebemos a importância de retomarmos a lei após duas décadas de sua promulgação, para obtenção de tecnologias de luta, resistência e política. |
| Palabras clave: | Lei nº 10.639/2003 Movimento Negro Contemporâneo Educação para as Relações Étnico-Raciais |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | OLIVEIRA, Lúcia Helena dos Santos. A luta pela Lei Federal nº 10.639/2003: dos projetos apresentados à promulgação da lei (1988-2003). 2023. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2024. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43191 |
| Fecha de defensa: | 10-nov-2023 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| ALutaPelaLei.pdf | 843.89 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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