Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43191
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Lúcia Helena dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-29T17:51:11Z | - |
dc.date.available | 2024-08-29T17:51:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-10 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Lúcia Helena dos Santos. A luta pela Lei Federal nº 10.639/2003: dos projetos apresentados à promulgação da lei (1988-2003). 2023. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43191 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lei nº 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Movimento Negro Contemporâneo | pt_BR |
dc.subject | Educação para as Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.title | A luta pela Lei Federal nº 10.639/2003: dos projetos apresentados à promulgação da lei (1988-2003) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Araujo, Carlos Eduardo Moreira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4552711157837406 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Cristiane Coppe de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1337700960486255 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Peçanha, Natália Batista | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4873086559634718 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Bernardes, Vânia Aparecida Martins | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6652896677681616 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4992366444378069 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia tem como objetivo analisar o processo de tramitação da Lei Federal nº 10.639/2003, que altera a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) tornando obrigatório o ensino de História Africana e Afro-brasileira no ensino básico, considerando os vários projetos de lei apresentados, com as suas modificações, os debates que ocorreram na Câmara dos Deputados, as influências políticas, até a chegada na configuração final da lei que foi promulgada. Partimos da compreensão de que a Lei nº 10.639/2003 é fruto da luta e reivindicações dos movimentos negros desde o início do século XX, em especial o Movimento Negro Contemporâneo que a partir da fundação do Movimento Negro Unificado (MNU) em 1978, passa a participar ativamente da política institucional, a fim de conquistar as suas demandas. Além disso, ao contextualizar esse processo em meio as políticas educacionais, nacionais e internacionais, tomamos como base o debate feito por Michael W. Apple, que entende o currículo enquanto um ambiente de disputa, partindo de uma tradição seletiva que serve aos interesses de alguém, ou algum grupo. Ao analisarmos os documentos gerados no processo de tramitação e as legislações, partimos da visão de Le Goff que entende o documento enquanto monumento, ou seja, como um produto que foi fabricado pela sociedade segundo relações de força e poder. Revisitar os debates e processos que levaram a promulgação da lei que é considerada uma das grandes vitórias do Movimento Negro Contemporâneo torna-se cada dia mais relevante na história recente da política brasileira e mundial, onde políticas de ações afirmativas, como as cotas, estão sendo revisadas e muitas conquistas que eram vistas como consolidadas sofrem constantes ataques. Assim, a partir do debate de Nilma Lino Gomes, que compreende o Movimento Negro como educador, percebemos a importância de retomarmos a lei após duas décadas de sua promulgação, para obtenção de tecnologias de luta, resistência e política. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 78 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 166490286 | - |
Appears in Collections: | TCC - História (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALutaPelaLei.pdf | 843.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.