Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43176
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: As condições de trabalho dos agentes de saúde escolar e suas repercussões na saúde desses profissionais
Título(s) alternativo(s): Working conditions of school health agents and their repercussions on the health of these professionals
Autor(es): Corrêa, Andréa Flávia Da Silva
Primeiro orientador: Fratari, Rosuita Bonito
Primeiro membro da banca: Moura, Gerusa Gonçalves de
Segundo membro da banca: Bonati, Poliana Castro de Resende
Resumo: INTRODUÇÃO: O trabalho possibilita promover a realização profissional e pessoal, a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, e representa um dos aspetos mais importantes da vida organizacional, grupal, pessoal e social dos indivíduos. A sua natureza e as condições sob as quais é exercido, determinam, em parte, as consequências ou os efeitos que a atividade laboral poderá ter nas pessoas. O ambiente de trabalho é um local físico e simbólico, que integra uma realidade social, que é capaz de afetar o desempenho profissional, a saúde física e mental e a dinâmica das relações sociais do trabalhador. Na Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, a origem do cargo de “Agente de Saúde Escolar” (ASE), se deu através da fusão entre os cargos de “Agente de Controle de Zoonoses” e “Agente Sanitário”, devido ao aspecto comum de que ambos realizam atividades que abordam informações sobre “Saúde Ambiental”; e no PSE, além desse tema os ASEs desenvolvem outros assuntos relacionados com a saúde de um modo geral, voltados para o público infanto-juvenil. O trabalho desenvolvido acontece com a distribuição desses profissionais por territórios e instituições escolares e a parceria com os profissionais da Educação, cuja operacionalização estratégica tem como base as diretrizes e os princípios preconizados pela Política Nacional da Atenção Básica (PNAB) e o Projeto Político Pedagógico das Escolas (PPPE). OBJETIVO: Compreender as condições de trabalho dos ASE e suas repercussões na saúde desses profissionais, no contexto do PSE, no município de Uberlândia, na última década. METODOLOGIA: O estudo proposto optou-se pela pesquisa de campo, com uma abordagem mista, quali-quantitativa e de caráter exploratório e dinâmica de Grupo Focal. RESULTADOS: Com resultados desse estudo, foram gerados 02 artigos, sendo o primeiro intitulado em "Percepções dos(as) Agentes de Saúde Escolar (ASE) sobre suas condições ambientais e cotidiano de trabalho em Uberlândia-MG" e o segundo artigo intitulado em "Condições de trabalho dos Agentes de Saúde Escolar: Implicações da rotina laboral na saúde física e mental". CONCLUSÃO GERAL: Este estudo permitiu perceber por meio da técnica do GF, e do questionário aplicado, que fatores geradores de estresse no trabalho como barulho, falta de espaço, cobrança, sobrecarga, auto expectativa, sensação de não pertencimento, fazem com que esses profissionais se sintam impotentes mediante algumas situações que acontecem no ambiente escolar, contribuindo para o adoecimento físico, mental e emocional, durante a jornada de trabalho. Os aspectos subjetivos assinalados, por vezes, parecem exercer uma influência importante para o contentamento do trabalhador, uma vez que o investimento em capacitação e o reconhecimento do profissional são muito valorizados pelos trabalhadores sujeitos da pesquisa, da pesquisa. E essa avaliação subjetiva positiva pode ter um efeito apaziguador sobre a avaliação negativa objetiva. Por fim, considerando a necessidade de compreender queixas e sugestões mais específicas da parte dos ASEs, que talvez não tenham sido contempladas, sugere-se outras pesquisas futuras, com diferentes métodos e esforço interdisciplinar, no sentido de abarcar melhor as condições de trabalho, as percepções e pontos estratégicos para melhorias no cotidiano de trabalho e saúde ocupacional dos(as) trabalhadores(as) que atuam como Agentes de Saúde Escolar no município de Uberlândia-MG.
Abstract: INTRODUCTION: Work makes it possible to promote professional and personal fulfillment, the health and well-being of workers, and represents one of the most important aspects of the organizational, group, personal and social life of individuals. Its nature and the conditions under which it is carried out determine, in part, the consequences or effects that work activity may have on people. The work environment is a physical and symbolic place, which integrates a social reality, which is capable of affecting professional performance, physical and mental health and the dynamics of the worker's social relationships. At the Uberlândia Municipal Health Department, the origin of the position of “School Health Agent” (ASE) was through the merger between the positions of “Zoonosis Control Agent” and “Health Agent”, due to the common aspect of that both carry out activities that address information about “Environmental Health”; and in the PSE, in addition to this topic, the ASEs develop other issues related to health in general, aimed at children and young people. The work developed takes place with the distribution of these professionals across territories and school institutions and the partnership with Education professionals, whose strategic operationalization is based on the guidelines and principles recommended by the National Primary Care Policy (PNAB) and the Pedagogical Political Project of Schools (PPPE). OBJECTIVE: To understand the working conditions of ASEs and their repercussions on the health of these professionals, in the context of the PSE, in the municipality of Uberlândia, in the last decade. METHODOLOGY: The proposed study opted for field research, with a mixed, qualitative-quantitative and exploratory approach and Focus Group dynamics. RESULTS: With the results of this study, 02 articles were generated, the first entitled "Perceptions of School Health Agents (ASE) about their environmental conditions and daily work in Uberlândia-MG" and the second article entitled " Working conditions of School Health Agents: Implications of work routine on physical and mental health". GENERAL CONCLUSION: This study allowed us to understand, through the FG technique, and the questionnaire applied, that factors that generate stress at work, such as noise, lack of space, demand, overload, self-expectation, feeling of not belonging, make these professionals feel powerless in some situations that occur in the school environment, contributing to physical, mental and emotional illness during the workday. The subjective aspects highlighted sometimes seem to exert an important influence on the worker's contentment, since investment in training and professional recognition are highly valued by the workers who are the subjects of the research. And this positive subjective evaluation can have a calming effect on the objective negative evaluation. Finally, considering the need to understand more specific complaints and suggestions on the part of ASEs, which may not have been addressed, other future research is suggested, with different methods and interdisciplinary efforts, in order to better cover working conditions, perceptions and strategic points for improvements in the daily work and occupational health of workers who work as School Health Agents in the city of Uberlândia-MG.
Palavras-chave: Agentes de Saúde Escolar
Condições de trabalho
Grupo focal
Programa de saúde escolar
School Health Agents
Working conditions
Focus group
School health program
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Assunto: Geografia médica
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)
Referência: CORRÊA, Andréa Flávia Da Silva. As condições de trabalho dos Agentes de Saúde Escolar e suas repercussões na saúde desses profissionais. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.252
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.252
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43176
Data de defesa: 31-Mar-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)

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