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ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-3472-3740
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: "Teacher, vai ter alguma coisa diferente hoje?": participação ativa e motivação em experiências com uso de Metodologias Ativas no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa
Título (s) alternativo (s): "Teacher, is there anything different today?": active participation and motivation in experiences using Active Methodologies in English teaching-learning
Autor: Ferreira, Maíra Cristina Passos
Primer orientador: Moraes Filho, Waldenor Barros
Primer miembro de la banca: Souza, Valeska Virgínia Soares
Segundo miembro de la banca: Murta, Cláudia Rodrigues
Resumen: O uso das Metodologias Ativas no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa tem por objetivo colocar o aluno como protagonista do seu próprio conhecimento, proporcionando um ambiente agradável e seguro para sua participação ativa. Para isso, podemos usar diversas Técnicas Ativas para explorar a criatividade, estimular a construção da autonomia e promover a evolução linguística e o crescimento pessoal, proporcionando uma aprendizagem significativa através de experiências que motivam os alunos. Com base nisso e nos princípios teóricos sobre pesquisa qualitativa com processos analítico-interpretativos, de acordo com os conhecimentos de Bertoni-Ricardo (2008) e de Ely, Vinz, Anzul e Downing (2005), o objetivo geral desta dissertação foi descrever minhas experiências sobre o uso de Técnicas Ativas nas aulas de inglês no Ensino Fundamental de uma escola particular. Com esse propósito, tive como objetivos específicos (1) descrever o uso de quatro Técnicas Ativas, sendo elas Brainstorming com o uso de Mind Maps, Role-play, Storytelling e Game-based Learning, no contexto de uma das turmas de 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola particular do interior de Minas Gerais; (2) mapear minhas percepções enquanto professora-pesquisadora e as percepções dos meus alunos em relação às atividades realizadas; (3) interpretar as experiências com o uso das Técnicas Ativas durante as aulas de inglês e (4) analisar a influência da motivação dos alunos no ensino-aprendizagem de inglês. Realizei doze atividades, três dentro das características de cada Técnica, em um período de quatro semanas. Para obter as opiniões dos alunos sobre as atividades, fiz quatro entrevistas, uma em cada semana e um questionário ao final para que os alunos ranqueassem as atividades. Ao interpretar os resultados da pesquisa de campo, além de discutir, dentro do meu contexto, sobre minha experiência enquanto professora, pude perceber os benefícios das Metodologias Ativas, especialmente que a participação ativa dos alunos e a motivação têm papéis essenciais na construção de uma aprendizagem significativa da língua inglesa. Além disso, pude concluir que as emoções, como ansiedade e medo, interferem na participação, principalmente oral dos alunos. O erro, a prática de recuperação de conteúdo e a interação com os colegas assumem papel importante na aprendizagem de línguas. A tecnologia, na maioria das vezes, funciona como recurso motivador, mas não deve ser incluída aleatoriamente e sim de acordo com os objetivos pedagógicos. Os jogos engajam os alunos por completo e os motivam a participar ativamente da aula e aprender se divertindo. Ouvir as considerações dos alunos sobre as aulas é essencial para mantê-los interessados. Por fim, percebi durante a pesquisa que mudanças nas regras educacionais e institucionais são necessárias para que os professores sejam mais livres em seu planejamento para incluir atividades que deixam os alunos mais motivados a aprender inglês.
Abstract: The use of the Active Methodologies in the teaching-learning process of English is about placing the student as main character of their own knowledge, providing a pleasant and safe environment for their active participation. To achieve this, we can use many Active Techniques to explore creativity, stimulate the construction of autonomy and promote linguistic improvement and personal growth, providing meaningful learning through experiences that motivate students. Based on this and according to the theoretical principles on qualitative research with analytic-interpretative processes by Bertoni-Ricardo (2008) and by Ely, Vinz, Anzul e Downing (2005), the general aim of this dissertation was to describe my experiences with the use of Active Techniques in English classes in Elementary School at a private school. With this purpose, my specific goals were (1) to describe the use of four Active Techniques, which were Brainstorming with the use of Mind Maps, Role-play, Storytelling and Game-based Learning, in the context of one of my 8th grades classes of a private school in the interior of Minas Gerais; (2) to map my insights as a teacher-researcher and the insights of my students in relation to the activities carried out; (3) to interpret the experiences with the use of the Active Techniques during the English classes and (4) to analyse the influence of the students’ motivation in the English teaching-learning process. I did twelve activities, three of each Technique, during four weeks. To get the students’ opinions about the activities, four interviews were carried out, one by week, and a final questionnaire, so the students could rank the activities. By interpreting the results of the field research, in addition to discussing on my experience as a teacher within my context, I was able to see the benefits of the Active Methodologies, especially that the active student participation and motivation play essential roles in building a meaningful learning of the English language. Besides, I was able to conclude that emotions, such as anxiety and fear, interfere in the students’ participation, especially orally. Error, retrieval practice and interaction between peers play an important role in language learning. Technology is, most of the time, a motivating resource, however it must not be randomly included and ought to be related to the pedagogical objectives. Games engage students thoroughly and motivate them to actively participate in class and learn by enjoying themselves. Listening to students’ opinions about the classes is essential to keep them interested. Finally, I noticed during the research that changes in the educational and institutional rules are needed so that the teachers have more freedom during planning to include activities that motivate students to learn English.
Palabras clave: Metodologias Ativas
Língua Inglesa
Ensino
Motivação
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Tema: Linguística
Língua inglesa - Estudo e ensino
Aprendizagem ativa
Motivação na educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Cita: FERREIRA, Maíra Cristina Passos. “Teacher, vai ter alguma coisa diferente hoje?”: participação ativa e motivação em experiências com uso de metodologias ativas no ensino-aprendizagem da língua inglesa. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.543
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.543
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43142
Fecha de defensa: 13-jun-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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