Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43135
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-6448-2668 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Uma análise do PET Física Licenciatura da UFU a partir do olhar dos pioneiros |
Autor(es): | Scartezini, Brenda Cristina |
Primeiro orientador: | Arantes, Alessandra Riposati |
Primeiro membro da banca: | Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu |
Segundo membro da banca: | Almeida, Gustavo Foresto Brito de |
Resumo: | O presente trabalho investigou o impacto do Programa de Educação Tutorial (PET) na formação inicial dos primeiros integrantes do grupo do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia, utilizando a pesquisa narrativa por meio de cartas (auto)biográficas dos participantes. As narrativas revelaram experiências pessoais, transformações individuais e o papel significativo do PET na formação dos alunos. A análise das cartas permitiu explorar nuances emocionais, trajetórias de aprendizado e percepções dos participantes, enriquecendo a compreensão do fenômeno em estudo. Os relatos destacaram a importância de um curso que respeita a autonomia do educando, do apoio mútuo entre os integrantes do grupo, da boa comunicação entre o grupo e a tutora, da realização de sonhos e desejos individuais em prol do coletivo. A valorização do trabalho da tutora evidenciou a importância de um trabalho que é feito com seriedade, afetividade e amorosidade. Essas conclusões ressaltam não apenas o impacto positivo do PET na vida dos participantes, mas também a importância de uma abordagem educacional que valorize o indivíduo e promova o desenvolvimento integral dos alunos. |
Abstract: | The present study investigated the impact of the Tutorial Education Program (PET) on the lives of the first members of the Physics course group at the Federal University of Uberlândia, using a narrative approach through autobiographical letters from the participants. The narratives revealed personal experiences, individual transformations, and the significant role of PET in the students formation. The analysis of the letters allowed for the exploration of emotional nuances, learning trajectories, and participants' perceptions, enriching the understanding of the phenomenon under study. The accounts highlighted the importance of a course that respects the autonomy of the learner, mutual support among group members, good communication between the group and the tutor, and the fulfillment of individual dreams and desires for the collective. The appreciation of the tutor's work highlighted the importance of work done with seriousness, affection, and loving care. These conclusions emphasize not only the positive impact of PET on the lives of the participants but also the importance of an educational approach that values the individual and promotes the holistic development of students. |
Palavras-chave: | Narrativas (Auto)biográficas Autobiographical Narratives Programa de Educação Tutorial Tutorial Education Program PET Física Licenciatura PET Física Licenciatura |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SCARTEZINI, Brenda Cristina. Uma análise do PET Física Licenciatura da UFU a partir do olhar dos pioneiros. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43135 |
Data de defesa: | 30-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UmaAnáliseDo.pdf | 774.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons