Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43135
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorScartezini, Brenda Cristina-
dc.date.accessioned2024-08-27T12:07:16Z-
dc.date.available2024-08-27T12:07:16Z-
dc.date.issued2024-04-30-
dc.identifier.citationSCARTEZINI, Brenda Cristina. Uma análise do PET Física Licenciatura da UFU a partir do olhar dos pioneiros. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43135-
dc.description.abstractThe present study investigated the impact of the Tutorial Education Program (PET) on the lives of the first members of the Physics course group at the Federal University of Uberlândia, using a narrative approach through autobiographical letters from the participants. The narratives revealed personal experiences, individual transformations, and the significant role of PET in the students formation. The analysis of the letters allowed for the exploration of emotional nuances, learning trajectories, and participants' perceptions, enriching the understanding of the phenomenon under study. The accounts highlighted the importance of a course that respects the autonomy of the learner, mutual support among group members, good communication between the group and the tutor, and the fulfillment of individual dreams and desires for the collective. The appreciation of the tutor's work highlighted the importance of work done with seriousness, affection, and loving care. These conclusions emphasize not only the positive impact of PET on the lives of the participants but also the importance of an educational approach that values the individual and promotes the holistic development of students.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectNarrativas (Auto)biográficaspt_BR
dc.subjectAutobiographical Narrativespt_BR
dc.subjectPrograma de Educação Tutorialpt_BR
dc.subjectTutorial Education Programpt_BR
dc.subjectPET Física Licenciaturapt_BR
dc.subjectPET Física Licenciaturapt_BR
dc.titleUma análise do PET Física Licenciatura da UFU a partir do olhar dos pioneirospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989pt_BR
dc.contributor.referee1Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136763314010047pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Gustavo Foresto Brito de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0143144366886534pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7822255265603050pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investigou o impacto do Programa de Educação Tutorial (PET) na formação inicial dos primeiros integrantes do grupo do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia, utilizando a pesquisa narrativa por meio de cartas (auto)biográficas dos participantes. As narrativas revelaram experiências pessoais, transformações individuais e o papel significativo do PET na formação dos alunos. A análise das cartas permitiu explorar nuances emocionais, trajetórias de aprendizado e percepções dos participantes, enriquecendo a compreensão do fenômeno em estudo. Os relatos destacaram a importância de um curso que respeita a autonomia do educando, do apoio mútuo entre os integrantes do grupo, da boa comunicação entre o grupo e a tutora, da realização de sonhos e desejos individuais em prol do coletivo. A valorização do trabalho da tutora evidenciou a importância de um trabalho que é feito com seriedade, afetividade e amorosidade. Essas conclusões ressaltam não apenas o impacto positivo do PET na vida dos participantes, mas também a importância de uma abordagem educacional que valorize o indivíduo e promova o desenvolvimento integral dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration64pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.orcid.putcode166346420-
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UmaAnáliseDo.pdf774.06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons