Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43127
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-2876-9827
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Clarice Lispector e seus textos de brincar: A criança e o jogo da leitura
Título (s) alternativo (s): Clarice Lispector and her play texts: The child and the reading game
Autor: Gimenes, Juliana França Gonçalves
Primer orientador: Ribeiro, Elzimar Fernanda Nunes
Primer miembro de la banca: Volobuef, Karin
Segundo miembro de la banca: Carrijo, Silvana Augusta Barbosa
Tercer miembro de la banca: Barth, Pedro Afonso
Cuarto miembro de la banca: Denubila, Rodrigo Valverde
Resumen: Clarice Lispector é um dos nomes mais reverenciados na Literatura Brasileira e parte de sua produção foi dedicada à escrita para crianças. O objetivo desse estudo é promover uma análise das narrativas infantis da autora, voltada para a perspectiva do jogo que se instaura no contato da leitura, que se dá por meio de autor, texto e leitor. Ademais, intenta mostrar como a teoria do jogo se vincula ao texto e, por fim, formas de jogo adotadas por Clarice, especialmente o jogo de máscaras. Para isso, busca valorizar a literatura infantil promovendo um diálogo entre a mesma e narrativas de cunho adulto no sentido de perceber os traços estilísticos de Clarice utilizados em ambas as formas. Dessa forma, intenta colocar a literatura infantil de Lispector no seu devido lugar: no mesmo patamar literário, já que pela escassez de estudos acerca dessa forma literária, percebe-se a necessidade de estudos que a contemplem. Esta tese, portanto, pretende contribuir com os estudos a respeito da literatura infantil de Clarice Lispector e sua relação com o jogo, ressaltando traços da escrita da escritora bem como mostrar que seus textos podem ser brincados, alcançando sentidos e resultados diversificados. Para embasamento das discussões, recorremos a estudiosos como Huizinga (1938), Caillois (1958), Iser (1979) e Bakhtin (1919).
Abstract: Clarice Lispector is one of the most revered names in Brazilian Literature and part of her work was dedicated to writing for children. The objective of this study is to promote an analysis of the author's children's narratives, focusing on the perspective of the play that emerges in the act reading, involving author, text and reader. Furthermore, it seeks to show how play theory is linked to the text and, finally, forms of play adopted by Clarice, especially mask play. In order to, it seeks to value children's literature by promoting a dialogue between childrens’s literature and adult narratives aiming to understand Clarice's stylistic traits used in both forms. In this way, it attempts to place Lispector's children's literature in its rightful place: on the same literary level, since due to the scarcity of studies about this literary form, the need for studies that contemplate it is clear. This thesis, therefore, aims to contribute to studies on Clarice Lispector's children's literature and its relationship with plays, highlighting traces her writing as well as showing that her texts can be engaged with playfully, achieving diverse meanings and results. To support the discussions, we turned to scholars as Huizinga (1938), Caillois (1958), Iser (1979) and Bakhtin (1919).
Palabras clave: Clarice Lispector
Literatura Infantil
Children's literature
Leitura
Reading
Jogo
Play
Máscaras
Masks
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Tema: Literatura
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Cita: GIMENES, Juliana França Gonçalves. Clarice Lispector e seus textos de brincar: A criança e o jogo da leitura. 2024. 157 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2024.508.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.508
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43127
Fecha de defensa: 2-jul-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:TESE - Estudos Literários

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ClariceLispectorTextos.pdfTese1.47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons