Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43127
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGimenes, Juliana França Gonçalves-
dc.date.accessioned2024-08-26T14:47:46Z-
dc.date.available2024-08-26T14:47:46Z-
dc.date.issued2024-07-02-
dc.identifier.citationGIMENES, Juliana França Gonçalves. Clarice Lispector e seus textos de brincar: A criança e o jogo da leitura. 2024. 157 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2024.508.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43127-
dc.description.abstractClarice Lispector is one of the most revered names in Brazilian Literature and part of her work was dedicated to writing for children. The objective of this study is to promote an analysis of the author's children's narratives, focusing on the perspective of the play that emerges in the act reading, involving author, text and reader. Furthermore, it seeks to show how play theory is linked to the text and, finally, forms of play adopted by Clarice, especially mask play. In order to, it seeks to value children's literature by promoting a dialogue between childrens’s literature and adult narratives aiming to understand Clarice's stylistic traits used in both forms. In this way, it attempts to place Lispector's children's literature in its rightful place: on the same literary level, since due to the scarcity of studies about this literary form, the need for studies that contemplate it is clear. This thesis, therefore, aims to contribute to studies on Clarice Lispector's children's literature and its relationship with plays, highlighting traces her writing as well as showing that her texts can be engaged with playfully, achieving diverse meanings and results. To support the discussions, we turned to scholars as Huizinga (1938), Caillois (1958), Iser (1979) and Bakhtin (1919).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectClarice Lispectorpt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectMáscaraspt_BR
dc.subjectMaskspt_BR
dc.titleClarice Lispector e seus textos de brincar: A criança e o jogo da leiturapt_BR
dc.title.alternativeClarice Lispector and her play texts: The child and the reading gamept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Elzimar Fernanda Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2361018161551387pt_BR
dc.contributor.referee1Volobuef, Karin-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4419893059731337pt_BR
dc.contributor.referee2Carrijo, Silvana Augusta Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5194565631446090pt_BR
dc.contributor.referee3Barth, Pedro Afonso-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280905518699574pt_BR
dc.contributor.referee4Denubila, Rodrigo Valverde-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0496535160399358pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6377306114688327pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoClarice Lispector é um dos nomes mais reverenciados na Literatura Brasileira e parte de sua produção foi dedicada à escrita para crianças. O objetivo desse estudo é promover uma análise das narrativas infantis da autora, voltada para a perspectiva do jogo que se instaura no contato da leitura, que se dá por meio de autor, texto e leitor. Ademais, intenta mostrar como a teoria do jogo se vincula ao texto e, por fim, formas de jogo adotadas por Clarice, especialmente o jogo de máscaras. Para isso, busca valorizar a literatura infantil promovendo um diálogo entre a mesma e narrativas de cunho adulto no sentido de perceber os traços estilísticos de Clarice utilizados em ambas as formas. Dessa forma, intenta colocar a literatura infantil de Lispector no seu devido lugar: no mesmo patamar literário, já que pela escassez de estudos acerca dessa forma literária, percebe-se a necessidade de estudos que a contemplem. Esta tese, portanto, pretende contribuir com os estudos a respeito da literatura infantil de Clarice Lispector e sua relação com o jogo, ressaltando traços da escrita da escritora bem como mostrar que seus textos podem ser brincados, alcançando sentidos e resultados diversificados. Para embasamento das discussões, recorremos a estudiosos como Huizinga (1938), Caillois (1958), Iser (1979) e Bakhtin (1919).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration157pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.508pt_BR
dc.orcid.putcode166271302-
dc.crossref.doibatchid7810257c-38cd-421b-bb84-386973bc9067-
dc.subject.autorizadoLiteraturapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:TESE - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ClariceLispectorTextos.pdfTese1.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons