Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43096
ORCID: | ![]() |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | História de uma professora de inglês em uma escola de campo: As experiências que transformam e formam meu conhecimento pessoal e profissional |
Título (s) alternativo (s): | The story of an english teacher at a countryside school: The experiences that transformed and made me get my personal and professional knowledge |
Autor: | Rodrigues, Cecília Eugênia Rocha |
Primer orientador: | Mello, Dilma Maria de |
Primer miembro de la banca: | Ribas, Fernanda Costa |
Segundo miembro de la banca: | Ifa, Sérgio |
Resumen: | Nesta pesquisa, busquei compreender narrativamente a minha prática como professora de inglês em duas escolas de campo em que trabalhei, com base nos construtos teórico-metodológicos da pesquisa narrativa de Clandinin e Connelly (2000; 2015). Assim, além de pesquisadora, fui a única participante da minha pesquisa. Meu contexto de pesquisa foram as duas escolas de campo em que trabalhei durante os anos de 2022 e 2023, sediadas em dois distritos de Coromandel, Minas Gerais. Minhas indagações iniciais foram: É mesmo certo tentar convencer meus alunos de que o inglês é a língua mais importante do mundo? Eu deveria considerar o que os alunos gostariam e poderiam aprender ou o que o planejamento me obrigava a ensinar? Minha experiência e pensamento seriam diferentes se eu fosse também uma pessoa rural? Como seria a minha experiência docente se minha proposta de trabalho fosse voltada para alunos da zona urbana? Além desses questionamentos, tive apoio em meus instrumentos de pesquisa que foram notas de campo, diários, o material didático utilizado durante as aulas, os meus planos de aula e algumas fotografias. Para compor os sentidos das minhas narrativas, segui a proposta de Ely, Vinz, Downing e Anzul (2001). Ao final da minha pesquisa compreendi que a minha prática se transformou a partir do momento em que reconheci as potencialidades do campo e passei a valorizá-las. Além disso, aprendi que ainda há muito a ser estudado sobre esta temática e que eu tenho muito a aprender. |
Abstract: | In this research I looked for understanding narratively my practice as an English teacher in two countryside schools where I've worked, based on the theoreticalmethodological constructs of Clandinin and Connelly's narrative inquiry (2000; 2015). Therefore, besides being a researcher, I was the only participant in my research. My research context was the two countryside schools I worked in during the years of 2022 and 2023, based in two neighborhood of the city Coromandel, Minas Gerais. My first questions were: Is it really right to try to convince my students that English is the most important language in the world? Should I consider what students would like and could learn or what the planning required me to teach? Would my experience and thought be different if I were also a person from the countryside? What would my teaching experience be like if my job proposal was focused on students from urban areas? In addition to these questions, I had support from my research instruments, which were field notes, diaries, the teaching material used during classes, my lesson plans and some photographs. In order to compose the meanings of my narratives, followed the proposal of Ely, Vinz, Downing and Anzul (2001). At the end of my research I understood that my practice has transformed from the moment I recognized the potential of the field and started to value them. Moreover, I learned there is still a lot to be studied on this topic and I have a lot to learn yet. |
Palabras clave: | Escola de campo Professora de inglês Ensino-aprendizagem de língua inglesa Pesquisa narrativa Countryside school English teacher English language teaching-learning Narrative inquiry |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Tema: | Linguística |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Cita: | RODRIGUES, Cecília Eugênia Rocha. História de uma professora de inglês em uma escola de campo: As experiências que transformam e formam meu conhecimento pessoal e profissional. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.385. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.385 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43096 |
Fecha de defensa: | 29-may-2024 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
HistóriaProfessoraInglês.pdf | Dissertação | 1.88 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons