Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43096
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRodrigues, Cecília Eugênia Rocha-
dc.date.accessioned2024-08-22T19:52:43Z-
dc.date.available2024-08-22T19:52:43Z-
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Cecília Eugênia Rocha. História de uma professora de inglês em uma escola de campo: As experiências que transformam e formam meu conhecimento pessoal e profissional. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.385.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43096-
dc.description.abstractIn this research I looked for understanding narratively my practice as an English teacher in two countryside schools where I've worked, based on the theoreticalmethodological constructs of Clandinin and Connelly's narrative inquiry (2000; 2015). Therefore, besides being a researcher, I was the only participant in my research. My research context was the two countryside schools I worked in during the years of 2022 and 2023, based in two neighborhood of the city Coromandel, Minas Gerais. My first questions were: Is it really right to try to convince my students that English is the most important language in the world? Should I consider what students would like and could learn or what the planning required me to teach? Would my experience and thought be different if I were also a person from the countryside? What would my teaching experience be like if my job proposal was focused on students from urban areas? In addition to these questions, I had support from my research instruments, which were field notes, diaries, the teaching material used during classes, my lesson plans and some photographs. In order to compose the meanings of my narratives, followed the proposal of Ely, Vinz, Downing and Anzul (2001). At the end of my research I understood that my practice has transformed from the moment I recognized the potential of the field and started to value them. Moreover, I learned there is still a lot to be studied on this topic and I have a lot to learn yet.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEscola de campopt_BR
dc.subjectProfessora de inglêspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de língua inglesapt_BR
dc.subjectPesquisa narrativapt_BR
dc.subjectCountryside schoolpt_BR
dc.subjectEnglish teacherpt_BR
dc.subjectEnglish language teaching-learningpt_BR
dc.subjectNarrative inquirypt_BR
dc.titleHistória de uma professora de inglês em uma escola de campo: As experiências que transformam e formam meu conhecimento pessoal e profissionalpt_BR
dc.title.alternativeThe story of an english teacher at a countryside school: The experiences that transformed and made me get my personal and professional knowledgept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mello, Dilma Maria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8539603114398419pt_BR
dc.contributor.referee1Ribas, Fernanda Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8897481539878157pt_BR
dc.contributor.referee2Ifa, Sérgio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5731503098918984pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3730301884821763pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, busquei compreender narrativamente a minha prática como professora de inglês em duas escolas de campo em que trabalhei, com base nos construtos teórico-metodológicos da pesquisa narrativa de Clandinin e Connelly (2000; 2015). Assim, além de pesquisadora, fui a única participante da minha pesquisa. Meu contexto de pesquisa foram as duas escolas de campo em que trabalhei durante os anos de 2022 e 2023, sediadas em dois distritos de Coromandel, Minas Gerais. Minhas indagações iniciais foram: É mesmo certo tentar convencer meus alunos de que o inglês é a língua mais importante do mundo? Eu deveria considerar o que os alunos gostariam e poderiam aprender ou o que o planejamento me obrigava a ensinar? Minha experiência e pensamento seriam diferentes se eu fosse também uma pessoa rural? Como seria a minha experiência docente se minha proposta de trabalho fosse voltada para alunos da zona urbana? Além desses questionamentos, tive apoio em meus instrumentos de pesquisa que foram notas de campo, diários, o material didático utilizado durante as aulas, os meus planos de aula e algumas fotografias. Para compor os sentidos das minhas narrativas, segui a proposta de Ely, Vinz, Downing e Anzul (2001). Ao final da minha pesquisa compreendi que a minha prática se transformou a partir do momento em que reconheci as potencialidades do campo e passei a valorizá-las. Além disso, aprendi que ainda há muito a ser estudado sobre esta temática e que eu tenho muito a aprender.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration104pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.385pt_BR
dc.orcid.putcode166034169-
dc.crossref.doibatchid748d2c98-d474-4bf0-b7c6-f4ddbd4f4385-
dc.subject.autorizadoLinguísticapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
HistóriaProfessoraInglês.pdfDissertação1.88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons