Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43082
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-6868-7631
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 22-Abr-2026
Title: Mapeamento emocional colaborativo da sensação de insegurança das mulheres que circulam no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia
Author: Carlos, Geandra Marques
First Advisor: Bravo, João Vitor Meza
First member of the Committee: Camboim, Silvana Philippi
Second member of the Committee: Gomes, Gláucia Carvalho
Summary: A sensação de insegurança das mulheres ao circularem pelos espaços públicos urbanos é cotidiana, podendo ser causada pelas experiências negativas e traumáticas vivenciadas ou conhecidas por elas nas cidades, dificultando o acesso aos espaços nos quais precisam e têm o direito de frequentar, influenciando na sensação de segurança que sentem em suas rotinas de trabalho, estudos e lazer e as obrigando a traçar estratégias de segurança, selecionando os espaços e condições que possam lhes transmitir essa sensação. Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) também há ocorrências de violências contra as mulheres, sendo noticiados de maneira formal ou informal em sites, mídias e nas redes sociais, casos que se passaram dentro de seus espaços. Visto isso, esse estudo objetivou mapear a sensação de insegurança das mulheres que circulam no campus Santa Mônica da UFU, para estabelecer a relação entre a emoção de insegurança e os locais que compõem o campus. Para cumprimento do objetivo da pesquisa, foi utilizado uma metodologia qualitativa, que consiste na aquisição, análise e tratamento de dados. As informações coletadas indicaram que as mulheres sentem insegurança na maior parte do campus Santa Mônica da UFU, fomentada por condições, ambientes e feições que podem ser modificados através de medidas que busquem reforçar a segurança nessa região.
Abstract: Women feel insecure when they move around urban public spaces on a daily basis, caused by the negative and traumatic experiences they have had or know about in cities, making it difficult for them to access the spaces they need and have the right to frequent, influencing the sense of security they feel in their work, study and leisure routines and forcing them to draw up security strategies, selecting the spaces and conditions that can give them that feeling. Federal University of Uberlândia (UFU) is not exempt from the occurrence of violence against women, and cases that have taken place within its premises have been reported formally or informally on websites, in the media and on social networks. With this in mind, the objective of this study was to map the feeling of insecurity of women who circulate on the UFU’s Santa Monica campus, to establish the relationship between the emotion of insecurity and the places that make up the campus. In order to fulfill the research objective, a qualitative methodology was used, which consists of acquiring, analyzing and processing data. The information collected indicated that women feel insecure in most of UFU’s Santa Mônica campus, fostered by conditions, environments and features that can be modified through measures that try to reinforce security in this region.
Keywords: Insegurança;
Segurança;
Mapeamento emocional colaborativo
Mulheres
Universidade.
Insecurity
Securitt
Emotional Mapping
Women
University
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CARLOS, Geandra Marques. Mapeamento emocional colaborativo da sensação de insegurança das mulheres que circulam no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43082
Date of defense: 22-Apr-2024
Appears in Collections:TCC - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MapeamentoEmocionalColaborativo.pdf
  Until 2026-04-22
3.21 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons