Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42240
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-6802-1912
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Impacto da inteligência artificial nos negócios: uma estratégia inteligente e cada vez menos artificial
Autor(es): Braga, Thiago Daniel
Primeiro orientador: Silva, Leonardo Rosa Ribeiro da
Primeiro membro da banca: Arantes, Luciano José
Segundo membro da banca: Assis, Elaine Gomes
Resumo: Nos últimos tempos, o termo Inteligência Artificial, ou traduzido por IA, deve ter sido o mais buscado, comentado e/ou usado no mundo. E quando focalizamos essa análise para o meio corporativo, com certeza esse topo do pódio se mantém, até com mais margem. Às vezes de forma superficial ou até errônea, mas fato é que a inteligência artificial está presente na maioria dos cenários dos negócios hoje. E tende a ser assim por um período de tempo bem longevo, ousando dizer que eternamente. Isso porque está se tornando não mais uma opção, mas sim um fundamento. Uma estratégia inteligente e cada vez menos artificial, que veio para modificar todo o cenário das empresas hoje vigente. Por meio de exemplos práticos, com casos reais de empresas que já aderiram à Inteligência Artificial, de pesquisas e entrevistas com especialistas da área, este trabalho tem por intuito central entender o porquê dessa adoção massiva à IA, quais os ganhos que as empresas estão tendo e desmistificar alguns pontos deste ainda embrionário e confuso tema. Para isso, foi feita uma Revisão Bibliográfica Sistemática, com foco na análise descritiva de livros, notícias e artigos. Nota-se uma quantidade grande de produções e movimentações a respeito deste tema, principalmente nos últimos anos, mas as corporações mais desenvolvidas em IA hoje vem trabalhando na área há longos anos.
Abstract: In recent times, the term Artificial Intelligence, or AI for short, has probably been the most searched for, commented on and/or used in the world. And when we focus this analysis on the corporate environment, it certainly remains at the top of the podium, even more so. Sometimes in a superficial or even erroneous way, but the fact is that artificial intelligence is present in most business scenarios today. And it tends to be so for a very long time, dare I say forever. That's because it's no longer becoming an option, but a foundation. An intelligent and less and less artificial strategy, which has come to change the whole scenario of companies today. Through practical examples, with real cases of companies that have already embraced Artificial Intelligence, research and interviews with experts in the field, the central aim of this work is to understand why this massive adoption of AI is happening, what gains companies are making and to demystify some points of this still embryonic and confusing subject. To this end, a Systematic Bibliographic Review was carried out, focusing on the descriptive analysis of books, news and articles. There has been a great deal of production and movement on this subject, especially in recent years, but the most developed corporations in AI today have been working in the area for many years.
Palavras-chave: Inteligência artificial
Transformação digital
Estratégias corporativas
Negócios
Comércio
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BRAGA, Thiago Daniel. Impacto da inteligência artificial nos negócios: uma estratégia inteligente e cada vez menos artificial. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42240
Data de defesa: 10-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImpactoInteligênciaArtificial.pdf847.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.