Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42231
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-3674-8787
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Uma reflexão sobre a transposição didática do conceito de gênero do discurso em livros didáticos de língua portuguesa
Alternate title (s): A reflection on the didactic transposition of the concept of speech genre in portuguese language textbooks
Author: Silva, Anny Karoline Santana
First Advisor: Silveira, Fernanda Mussalim Guimarães Lemos
First member of the Committee: Batista, Luiz Eduardo Mendes
Second member of the Committee: Rezende, Breno Rafael Martins Parreira
Summary: Considerando a influência que os materiais didáticos desempenham no processo de ensino e aprendizagem durante a Educação Básica, sobretudo em relação à língua materna, o objetivo geral desta dissertação consiste em refletir sobre a transposição didática do conceito de gênero do discurso, em um livro didático de Língua Portuguesa ofertado para o 2° ano do Ensino Médio (EM), a fim de propiciar uma reflexão crítica sobre o trabalho com os gêneros do discurso na Educação Básica; especificamente: i) verificar se a transposição didática do conceito de gênero do discurso, realizada por meio do agrupamento de gêneros em tipologias discursivas, escamoteia a relação inextrincável entre gênero e esfera, prevista na conceituação bakhtiniana; ii) produzir um esboço de “modelo” de agrupamento de gêneros, destinado à Educação Básica, que priorize a relação desse objeto de ensino com suas respectivas esferas de atividade. Em função disso, recorremos de modo especial à perspectiva de Bakhtin (2011); entretanto, como será possível perceber, também mobilizaremos as perspectivas de Maingueneau (2013a, 2013b, 2013d) e Dolz e Schneuwly (2004), à medida em que forem cruciais para a descrição/explicação do corpus, relacionando-as com a prática de transposição didática (Chevallard, 2013) e com a problemática preconizada por Mussalim (2020) em relação à transposição didática do conceito de gênero do discurso em livros didáticos de Língua Portuguesa. Além disso, recorremos à Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), aos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1997, 2000) e ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD (2018) para estabelecer uma breve contextualização sobre as condições de produção do corpus selecionado, a saber: as unidades da parte de “Produção de texto: Construindo os Gêneros”, extraídas do livro didático Ser Protagonista: língua portuguesa (2016), voltado para o 2° ano do EM. Metodologicamente, recorremos à pesquisa bibliográfica; atribuímos natureza aplicada à pesquisa; e procedemos à abordagem qualitativa e descritivo-interpertativa, uma vez que a análise do corpus se dá considerando um batimento entre momentos de descrição e interpretação dos fenômenos considerados. Os resultados mostraram que, no corpus considerado, o critério de agrupamento dos gêneros do discurso não foi o de agrupá-los por esferas de atividade, para que os aspectos sócio-históricos de sua natureza pudessem ser adequadamente considerados, mas assumiu-se a abordagem estabelecida por Dolz e Schneuwly (2004), que propõem que o agrupamento de gêneros se dê com base em tipologias discursivas. Consequentemente, deixou-se perder a relação inextrincável entre gênero e esfera, o que afeta – negativamente, a nosso ver – o ensino-aprendizagem da língua materna, uma vez que o conceito em pauta fundamenta as atividades de leitura e escrita.
Abstract: Given the significant role that educational materials play in the teaching and learning process within basic education, especially in relation to the native language, the general objective of this dissertation is to reflect on the didactic transposition of the concept of discourse genre, in a textbook of portuguese language offered for students from 2nd year of High School, in order to provide critical reflection on working with speech genres in basic education; specifically: i) to verify whether the didactic transposition of the concept of speech genre, carried out through the grouping of genres into discursive typologies, conceals the inextricable relationship between genre and sphere, foreseen in the bakhtinian conceptualization; ii) to produce a draft “model” of genre grouping, intended for basic education, which prioritizes the relationship of this teaching object with its respective spheres of activity. Because of this, we made special use of the perspective of Bakhtin (2011); however, as will be demonstrated, we will also mobilize the perspectives of Maingueneau (2013a, 2013b, 2013d) and Dolz and Schneuwly (2004), to the extent that they are crucial for the description/explanation of the corpus, relating them to the practice of didactic transposition (Chevallard, 2013) and with the problem advocated by Mussalim (2020) in relation to the didactic transposition of the concept of speech genre in portuguese language textbooks. Furthermore, we used the Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1997, 2000) and the Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD (2018) to establish a brief contextualization of the conditions of production of the selected corpus, namely: the units of the “Produção de texto: Construindo os Gêneros” part, extracted from the textbook Ser Protagonista: língua portuguesa (2016), aimed at the 2nd year of High School. Methodologically, we resorted to bibliographical research; we attribute an applied nature to the research; and we proceed with a qualitative and descriptive-interpretative approach, since the analysis of the corpus takes place considering a beat between moments of description and interpretation of the phenomena considered. The results showed that, in the considered corpus, the criterion for grouping speech genres was not to group them by spheres of activity, so that the socio-historical aspects of their nature could be adequately considered, but rather the approach was assumed established by Dolz and Schneuwly (2004), who propose that the categorization of genres occurs based on discursive typologies. Consequently, the inextricable relationship between gender and sphere was lost, which affects – negatively, in our view – the teaching-learning of the native language, since the concept in question underlies reading and writing activities.
Keywords: agrupamento de gêneros
genre grouping
Educação básica
Gênero do discurso
Livro didático
Transposição didática.
Basic education
Speech genre
Textbook
Didactic transposition.
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Subject: Linguística
Educação básica
Língua materna - Estudo e ensino
Tipologia (Linguística)
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: SILVA, Anny Karoline Santana Silva. Uma reflexão sobre a transposição didática do conceito de gênero do discurso em livros didáticos de Língua Portuguesa. 2024. 167 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.289.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.289
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42231
Date of defense: 28-Feb-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReflexaoTransposicaoDidatica.pdfDissertação18.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.