Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42223
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-2246-5509
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A gramática no ensino fundamental: orientações, usos e possibilidades
Alternate title (s): Grammar in elementary school: guidelines, uses and possibilities
Author: Silva, Rosa Cristina da
First Advisor: Araujo, Leandro Silveira de
First member of the Committee: Mota, Fabrício Paiva
Second member of the Committee: Alves, Marlúcia Maria
Summary: Esta pesquisa elaborada para o Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se insere dentro da temática “Gramática e Ensino” e apresenta uma discussão sobre a gramática como instrumento e a gramática como abordagem de ensino. A pesquisa traça a trajetória histórica do objeto de estudo, origem e desenvolvimento, de forma breve, bem como a sua evolução no Brasil e o processo de gramatização da língua que consiste em descrever e instrumentar uma língua por meio de duas tecnologias que fundamentam o saber linguístico: o dicionário e a gramática. O estudo adota como objetivo elaborar uma proposta de ensino que permita refletir sobre a gramática, sua função social e uso no ensino de língua portuguesa, bem como desenvolver uma abordagem de ensino de aspectos gramaticais coerentes com as orientações dos documentos oficiais, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018) e Documento Curricular para Goiás (DC-GO – Ampliado) (Goiás, 2018). As análises versam sobre o uso da gramática na sala de aula bem como a importância desse instrumento didático-pedagógico para o processo de escolarização do usuário/falante da língua portuguesa, de modo especial, para a aprendizagem da escrita e prática da oralidade em diversas situações comunicativas, por intermédio de discussões referentes à concepção, à função e, principalmente, à utilização da gramática para o aprimoramento e compreensão do funcionamento da língua. Para tanto, propõe-se a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Quirinópolis/GO, um conjunto de atividades no formato de oficinas que orientem o uso da gramática no contexto escolar, explorando outros recursos para além da mera apresentação de regras, terminologias e nomenclaturas. A intenção é fomentar o interesse pela pesquisa, desenvolvendo a autonomia acadêmica e o pensamento crítico, além de favorecer a constatação de que o uso desse material pedagógico é indispensável para o processo de ensino e aprendizagem no que se refere à língua materna no ambiente escolar. A pesquisa centra-se nos aportes teóricos referentes ao uso da gramática de Antunes (2007), Travaglia (2009), Bagno (2000, 2012), Neves (2002, 2014), entre outros. Seguindo a perspectiva de Travaglia a proposta pedagógica focaliza no ensino: a gramática de uso, a gramática reflexiva, a gramática teórica e a gramática normativa. A priori, parte-se de uma pesquisa bibliográfica referente ao tema. A posteriori, uma pesquisa-ação alicerçada em uma proposta didática que permita repensar a função da gramática e sua contribuição ao ensino. Os dados obtidos foram analisados, interpretados e descritos qualitativamente. A aplicação das atividades em formato de oficina em nossa proposta didática, oportunizou aos nossos alunos, maior interação no ambiente sala de aula, permitiu considerável desenvolvimento em relação à fala, à escrita, à argumentação e à reflexão sobre o uso da língua materna. Tudo isso, nos consente concluir que o ensino de gramática focalizado na gramática de uso, gramática reflexiva, gramática teórica e gramática normativa contribuiu para uma aprendizagem mais eficiente e com significados relevantes, permitindo aos alunos partícipes, um outro olhar sobre o objeto de estudo. Certificamos que Além de auxiliar na formação de um usuário mais competente e mais habilidoso, tornou a aula mais próxima da realidade, menos superficial e sem significados. Constatamos também que esse formato pode ser trabalhado e trazer frutos satisfatórios relacionados a outros aspectos (conteúdos de aspectos gramaticais da língua portuguesa). Julgamos que o caderno com atividades contemplando os quatro tipos de gramática, apresentado no final deste trabalho, pode auxiliar o professor em sala de aula. Diante disso, julgamos que nossa pesquisa colaborou para uma revisão sobre a relevância da gramática para a formação do estudante, bem como para a ruptura de alguns preconceitos correlacionados a esse instrumento.
Abstract: This research was done for the Federal University of Uberlândia's (UFU) Postgraduate Professional Master's Program in Modern Languages, under the theme "Grammar and Teaching", in order to discuss grammar as a teaching tool and as an instrument. The study's historical trajectory, origin, and development are briefly traced, along with the object's evolution in Brazil and the grammatization process, which consists of describing and instrumenting a language through two technologies that underpin knowledge: grammar and dictionaries. The study's objectives are to create a teaching proposal that invites critical thinking about grammar, its social function, and its application to the teaching of Portuguese, as well as to create a grammatical teaching methodology that complies with official guidelines, such as the National Common Curricular Base (BNCC) (Brazil, 2018) and the Curricular Document for Goiás (DC-GO – Expanded) (Goiás, 2018). The analyses center on the application of grammar in the classroom and the significance of this didactic-pedagogical tool for the instruction of Portuguese language users and speakers, particularly for the development of writing skills and practice speaking in various communicative contexts, though talks about the idea, purpose, and specially, the application of grammar to enhance and comprehend the way language functions. In order to achieve this, a set of workshops are provided to ninth-grade elementary school students at a state school in Quirinópolis, GO. These workshops guide the use of grammar in the classroom and explore resources beyond the simple explanation of rules, terminologies, and nomenclatures. The goal is to foster curiosity about research, the growth of academic independence and critical thinking, and the recognition that the use of this pedagogical material is crucial for the process of teaching and learning about the mother language in the classroom. The study focuses on theoretical contributions on the usage of grammar made by a number of authors, including Antunes (2007), Travaglia (2009), Bagno (2000, 2012), and Neves (2002, 2014). The educational proposal, which adopts Travaglia's viewpoint, centers on teaching usage, reflective, theoretical, and normative grammar. We begin by conducting preliminary bibliographical study on the subject. A subsequent action research study based on a didactic suggestion enables us to reassess grammar's role in instruction. The collected data were examined, evaluated, and given a qualitative description. This work is expected to contribute to a review of the importance of grammar in student education, as well as to dispel some myths about this instrument. The obtained data was analyzed, interpreted and described qualitatively. The applications of the activities in form of a workshop in our didactic proposal gave our students the opportunity of bigger interactions in classroom, allowing considerable development in relation of speaking, writing, argumentation and reflection about the use of native language. This grants us to conclude that the teaching of grammar focused in the use of grammar, reflexive grammar, theoretical grammar, and normative grammar contribute to a more efficient learning and with relevant meanings, allowing to participating students, another point of view about the study object. We certified that in addition to helping in the formation of a more competent and skilled user, the lesson became more closer to reality, less superficial and meaningless. We also noticed that this format may work and bring satisfactory results related to other aspects (contents of grammar aspects of the Portuguese language). We judged that the activities notebook contemplating the four grammatical types presented in the end of this work, may help the teacher in classroom. That said, we judged that our research collaborates for a revision about materiality grammar for the student’s formation, as well as for the rupture of some preconcepts correlated to this instrument.
Keywords: Gramática
Grammar
Ensino
Teaching
Norma linguística
Language patterns
Língua Portuguesa
Portuguese language
Ensino Fundamental
Primary School
Linguística
Linguistics
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Subject: Linguística
Gramática - Ensino fundamental
Língua portuguesa - Gramática - Ensino fundamental
Norma linguística - Ensino fundamental
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Quote: SILVA, Rosa Cristina da. A gramática no ensino fundamental: orientações, usos e possibilidades. 2024. 167 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.167.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.167
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42223
Date of defense: 26-Mar-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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