Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42221
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Pensando o e a artista-docente em teatro: expressões e sensibilidades na trajetória de egressos e egressas do curso de licenciatura em Artes Cênicas (UFGD)
Título(s) alternativo(s): Thinking about the artist-teacher in theater: expressions and sensitivities in the trajectory of graduates from the degree course in Performing Arts (UFGD)
Autor(es): Oliveira Júnior, Antonio Martins
Primeiro orientador: Paula, Wellington Menegaz de
Primeiro membro da banca: Schiavo, Igor Emanuel de Almeida
Segundo membro da banca: Caon, Paulina Maria
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise sobre o papel e a conceituação do/a artista-docente em teatro. A pesquisa se concentra na trajetória de profissionais formados/as no curso de licenciatura em Artes Cênicas da UFGD, explorando a construção de uma prática de ensino que integra a arte e a docência, considerando as interseções artísticas, as sensibilidades, as expressões e as experiências vivenciadas ao longo desse percurso. Por meio das contribuições e reflexões dos/as colaboradores/as envolvidos/as na pesquisa, foi possível compreender que a formação e o trabalho do/a artista-docente não são determinados apenas pelas disciplinas e estrutura curricular oferecida pelo curso, mas também pelos interesses individuais de cada profissional em buscar experiências específicas que estiveram presentes ou ausentes durante sua formação acadêmica, experiências que moldaram suas trajetórias profissionais, seja atuando em escolas de ensino básico ou em centros culturais independentes.
Abstract: This work presents an analysis of the role and conceptualization of the artist-teacher in theater. The research focuses on the trajectory of professionals who have graduated from the undergraduate program in Performing Arts Education at UFGD, exploring the construction of a teaching practice that integrates art and pedagogy, considering artistic intersections, sensibilities, expressions, and experiences throughout this journey. Through the contributions and reflections of the collaborators involved in the research, it was possible to understand that the formation and work of the artist-teacher are not solely determined by the disciplines and curriculum offered by the program, but also by the individual interests of each professional in seeking specific experiences that were present or absent during their academic training, experiences that shaped their professional trajectories, whether working in primary schools or independent cultural centers.
Palavras-chave: Artista-docente
Artes Cênicas
Formação acadêmica em Artes Cênicas
Artist-teacher
Performing Arts
Academic training in Performing Arts
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Assunto: Artes cênicas
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Referência: OLIVEIRA JÚNIOR, Antonio Martins. Pensando o e a artista-docente em teatro: expressões e sensibilidades na trajetória de egressos e egressas do curso de licenciatura em Artes Cênicas (UFGD). 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5065
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5065
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42221
Data de defesa: 28-Jul-2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf3.85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons