Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42221
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira Júnior, Antonio Martins-
dc.date.accessioned2024-08-16T20:19:59Z-
dc.date.available2024-08-16T20:19:59Z-
dc.date.issued2023-07-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JÚNIOR, Antonio Martins. Pensando o e a artista-docente em teatro: expressões e sensibilidades na trajetória de egressos e egressas do curso de licenciatura em Artes Cênicas (UFGD). 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5065pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42221-
dc.description.abstractThis work presents an analysis of the role and conceptualization of the artist-teacher in theater. The research focuses on the trajectory of professionals who have graduated from the undergraduate program in Performing Arts Education at UFGD, exploring the construction of a teaching practice that integrates art and pedagogy, considering artistic intersections, sensibilities, expressions, and experiences throughout this journey. Through the contributions and reflections of the collaborators involved in the research, it was possible to understand that the formation and work of the artist-teacher are not solely determined by the disciplines and curriculum offered by the program, but also by the individual interests of each professional in seeking specific experiences that were present or absent during their academic training, experiences that shaped their professional trajectories, whether working in primary schools or independent cultural centers.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectArtista-docentept_BR
dc.subjectArtes Cênicaspt_BR
dc.subjectFormação acadêmica em Artes Cênicaspt_BR
dc.subjectArtist-teacherpt_BR
dc.subjectPerforming Artspt_BR
dc.subjectAcademic training in Performing Artspt_BR
dc.titlePensando o e a artista-docente em teatro: expressões e sensibilidades na trajetória de egressos e egressas do curso de licenciatura em Artes Cênicas (UFGD)pt_BR
dc.title.alternativeThinking about the artist-teacher in theater: expressions and sensitivities in the trajectory of graduates from the degree course in Performing Arts (UFGD)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paula, Wellington Menegaz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4339892040710332pt_BR
dc.contributor.referee1Schiavo, Igor Emanuel de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2953175141815602pt_BR
dc.contributor.referee2Caon, Paulina Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4440863322840233pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6246822482263528pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise sobre o papel e a conceituação do/a artista-docente em teatro. A pesquisa se concentra na trajetória de profissionais formados/as no curso de licenciatura em Artes Cênicas da UFGD, explorando a construção de uma prática de ensino que integra a arte e a docência, considerando as interseções artísticas, as sensibilidades, as expressões e as experiências vivenciadas ao longo desse percurso. Por meio das contribuições e reflexões dos/as colaboradores/as envolvidos/as na pesquisa, foi possível compreender que a formação e o trabalho do/a artista-docente não são determinados apenas pelas disciplinas e estrutura curricular oferecida pelo curso, mas também pelos interesses individuais de cada profissional em buscar experiências específicas que estiveram presentes ou ausentes durante sua formação acadêmica, experiências que moldaram suas trajetórias profissionais, seja atuando em escolas de ensino básico ou em centros culturais independentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration126pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5065pt_BR
dc.crossref.doibatchid57e1a6dc-9d30-4207-817e-61761a81340a-
dc.subject.autorizadoArtes cênicaspt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf3.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons