Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42221
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Pensando o e a artista-docente em teatro: expressões e sensibilidades na trajetória de egressos e egressas do curso de licenciatura em Artes Cênicas (UFGD)
Título (s) alternativo (s): Thinking about the artist-teacher in theater: expressions and sensitivities in the trajectory of graduates from the degree course in Performing Arts (UFGD)
Autor: Oliveira Júnior, Antonio Martins
Primer orientador: Paula, Wellington Menegaz de
Primer miembro de la banca: Schiavo, Igor Emanuel de Almeida
Segundo miembro de la banca: Caon, Paulina Maria
Resumen: Este trabalho apresenta uma análise sobre o papel e a conceituação do/a artista-docente em teatro. A pesquisa se concentra na trajetória de profissionais formados/as no curso de licenciatura em Artes Cênicas da UFGD, explorando a construção de uma prática de ensino que integra a arte e a docência, considerando as interseções artísticas, as sensibilidades, as expressões e as experiências vivenciadas ao longo desse percurso. Por meio das contribuições e reflexões dos/as colaboradores/as envolvidos/as na pesquisa, foi possível compreender que a formação e o trabalho do/a artista-docente não são determinados apenas pelas disciplinas e estrutura curricular oferecida pelo curso, mas também pelos interesses individuais de cada profissional em buscar experiências específicas que estiveram presentes ou ausentes durante sua formação acadêmica, experiências que moldaram suas trajetórias profissionais, seja atuando em escolas de ensino básico ou em centros culturais independentes.
Abstract: This work presents an analysis of the role and conceptualization of the artist-teacher in theater. The research focuses on the trajectory of professionals who have graduated from the undergraduate program in Performing Arts Education at UFGD, exploring the construction of a teaching practice that integrates art and pedagogy, considering artistic intersections, sensibilities, expressions, and experiences throughout this journey. Through the contributions and reflections of the collaborators involved in the research, it was possible to understand that the formation and work of the artist-teacher are not solely determined by the disciplines and curriculum offered by the program, but also by the individual interests of each professional in seeking specific experiences that were present or absent during their academic training, experiences that shaped their professional trajectories, whether working in primary schools or independent cultural centers.
Palabras clave: Artista-docente
Artes Cênicas
Formação acadêmica em Artes Cênicas
Artist-teacher
Performing Arts
Academic training in Performing Arts
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Tema: Artes cênicas
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Cita: OLIVEIRA JÚNIOR, Antonio Martins. Pensando o e a artista-docente em teatro: expressões e sensibilidades na trajetória de egressos e egressas do curso de licenciatura em Artes Cênicas (UFGD). 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5065
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5065
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42221
Fecha de defensa: 28-jul-2023
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Dissertação.pdf3.85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons