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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42220
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Representações sociais sobre educação permanente na perspectiva de assistentes sociais que atuam na atenção secundária em saúde |
Título(s) alternativo(s): | Social representations about continuing education from the perspective of social workers who work in secondary health care |
Autor(es): | Peres, Bruna Doimngos |
Primeiro orientador: | Aragão, Ailton de Souza |
Primeiro membro da banca: | Moura, Gerusa Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Kamimura, Ana Lúcia Martins |
Resumo: | Introdução: O estudo das representações sociais da promoção da saúde doença e da educação permanente proporciona conhecer a identidade grupal, as fragilidades e potencialidades dos trabalhadores. Sendo que a Saúde do Trabalhador tem sido impactada positivamente por meio de ações de educação permanente. Tal processo permite que a dimensão pedagógica da profissão, a qual se desdobra na competência socioeducativa do Assistente Social, trabalhe numa perspectiva de socialização de informações. Objetivos: Compreender a representação social da educação permanente para a promoção da Saúde do/a Trabalhador/a Assistente Social que atua em unidades de Pronto Atendimento da Atenção Secundária em Saúde, em Uberlândia, MG. Metodologia: Essa pesquisa é de abordagem quanti-qualitativa, descritiva-exploratória e de revisão bibliográfica e de campo. Foi dividida em duas etapas, a saber: a primeira de Revisão Integrativa de Literatura, que utilizou a estratégia PICo para elaboração da questão problema, as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde; Scientific Electronic Library Online; Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Definiu-se os critérios de inclusão e exclusão, e o instrumento de extração de dados. A análise crítica de evidência foi baseada no rigor metodológico. A síntese narrativa dos achados foi na modalidade temática de análise de conteúdo. A segunda etapa, foi a pesquisa de campo, que utilizou um questionário online, com dados sociodemográficos e um Teste de evocação semiestruturado. A análise dos dados foi com o auxílio dos softwares Microsoft Excel® e Atlas.Ti e as narrativas pela modalidade temática de análise de conteúdo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de ética e pesquisa, sob CAAE: 71177323.4.0000.5154. Resultados: Como essa dissertação se refere a um trabalho equivalente, apresentamos dois artigos como resultados. Sendo o primeiro, submetido na Revista Educação em revista e trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura, que contemplou 5 artigos para análise que foram categorizados de acordo com suas temáticas. O segundo, é um artigo primário, com participação de Seres Humanos e com pretensão de submissão na Revista Ciência & Saúde Coletiva. Contou com a participação de 28 Assistentes Sociais, entre os conceitos de Educação Permanente mais se destacaram os termos: educação 14 (2,56%), profissional 13 (2,38%), conhecimento e permanente 11 (2,01%) cada uma. Conclusão: Concluímos que as Assistentes Sociais conhecem educação permanente, a consideram nos seus aspectos culturais e sociais, em suas representações sociais a inferem como estratégia que deve ser buscada pelo próprio trabalhador, sob uma autocobrança para sua execução. |
Abstract: | Introduction: Studying the social representations of health promotion, illness and continuing education provides insight into the group identity, weaknesses and potential of workers. Workers' health has been positively impacted by permanent education actions. This process allows the pedagogical dimension of the profession, which unfolds in the socio-educational competence of the Social Worker, to work from a perspective of socializing information. Objectives: To understand the social representation of continuing education for promoting the health of social workers who work in emergency units of secondary health care in Uberlândia, MG. Methodology: This research has a quantitative-qualitative, descriptive-exploratory approach and is based on a bibliographical and field review. It was divided into two stages, namely: the first was an Integrative Literature Review, which used the PICo strategy to elaborate the problem question, the Virtual Health Library databases; Scientific Electronic Library Online; Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences and the Portal of Periodicals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. The inclusion and exclusion criteria and the data extraction tool were defined. The critical analysis of the evidence was based on methodological rigor. The narrative synthesis of the findings was based on thematic content analysis. The second stage was field research, which used an online questionnaire with sociodemographic data and a semi-structured recall test. The data was analyzed using Microsoft Excel® and Atlas.Ti software and the narratives were analyzed using thematic content analysis. The study was approved by the Research Ethics Committee under CAAE: 71177323.4.0000.5154. Results: As this dissertation refers to an equivalent work, we present two articles as results. The first was submitted to the journal Educação em revista and is an Integrative Literature Review, which included 5 articles for analysis that were categorized according to their themes. The second is a primary article, involving human beings and intended for submission to the Journal Ciência & Saúde Coletiva. Twenty-eight social workers took part in the study. The most common concepts of continuing education were: education 14 (2.56%), professional 13 (2.38%), knowledge and permanent 11 (2.01%) each. Conclusion: We conclude that the Social Workers are aware of continuing education, consider it in its cultural and social aspects, and in their social representations infer it as a strategy that must be sought by the worker themselves, under a self-charge for its execution. |
Palavras-chave: | Atenção secundária à saúde Educação permanente Representações sociais Serviço social Secondary health care Continuing education Social representations Social work |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Assunto: | Geografia médica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional) |
Referência: | PERES, Bruna Domingos. Representações sociais sobre educação permanente na perspectiva de assistentes sociais que atuam na atenção secundária em saúde. 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2024.419. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.419 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42220 |
Data de defesa: | 26-Jun-2024 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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