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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42205
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-3791-950X |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Um em um milhão: a "excepcionalidade negra" e a negritude pelas visualidades cinematográficas nos Estados Unidos (1990-1999) |
Título (s) alternativo (s): | One in a million: "black exceptionality" and blackness through cinematic visualities in the United States of America (1990-1999) |
Autor: | Silva, Eduardo Antonio da |
Primer orientador: | Campo, Mônica Brincalepe |
Primer miembro de la banca: | Nganga, João Gabriel do Nascimento |
Segundo miembro de la banca: | Pinheiro, Marcos Sorrilha |
Resumen: | Esta dissertação aborda a questão da excepcionalidade negra na cultura visual estadunidense, explorando a dinâmica em que a ascensão individual de um negro muitas vezes está ligada à competição e subalternização entre seus pares. O estudo destaca a persistência da inferiorização perante os brancos, mesmo quando um indivíduo negro alcança destaque, mantendo assim a supremacia branca em um contexto de racismo estrutural. Os capítulos exploram, as questões teóricas por trás da excepcionalidade negra, levantamento quantitativo das produções cinematográficas dos anos 1990 com elenco negro e uma análise de obras de Spike Lee, proporcionando uma visão contrastante da experiência negra nos Estados Unidos. Deste modo, além do levantamento, foram analisadas produções do mainstream em que Samuel L. Jackson (Pulp Fiction, 1994 e Amores Divididos, 1997) e Whoopi Goldberg (Ghost, 1990; Uma História Americana, 1990 e Mudança de Hábito, 1992) estavam no elenco, contrapondo com as obras de Spike Lee, contidas no chamado Novo Cinema Negro, partindo da teoria da Visualidade para compreender o momento das produções e a questão da excepcionalidade. |
Abstract: | This dissertation approach the issue of the exceptional negro in the visual culture of the United States, exploring the dynamics in which a black person's individual ascension is often related to competition and subalternization among their peers. The study highlights the persistence of inferiority towards white people, even when exists a black individual achieves prominence, thus maintaining white supremacy in a context of structural racism. The chapters explore the theoretical issues behind black exceptionality, a quantitative survey of film productions from the 1990s with black casts and an analysis of Spike Lee's works, providing a contrasting view of the black experience in the United States. Thus, in addition to the survey, mainstream productions were analyzed in which Samuel L. Jackson (Pulp Fiction, 1994 and Eve’s Bayou, 1997) and Whoopi Goldberg (Ghost, 1990; The Long Walk Home, 1990 and Sister Act, 1992) were in the cast, contrasting with the works of Spike Lee, contained in the so-called New Black Cinema, starting from the theory of Visual Studies to understand the moment of productions and the issue of the exceptional negro. |
Palabras clave: | Estados Unidos Cinema Visualidade Raça Excepcionalidade Negro Excepcional 1990 United States Visuality Race Excepctionality Exceptional Negro |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS |
Tema: | História Cultura Visual e Educação - Estados Unidos Cinema - Histórias, enredos, etc. - Estados Unidos Negros na indústria cinematográfica - Estados Unidos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Cita: | SILVA, Eduardo Antonio da. Um em um milhão: a "excepcionalidade negra" e a negritude pelas visualidades cinematográficas nos Estados Unidos (1990-1999). 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5034. |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5034 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42205 |
Fecha de defensa: | 22-feb-2024 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - História |
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