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dc.creatorSilva, Eduardo Antonio da-
dc.date.accessioned2024-08-16T14:03:57Z-
dc.date.available2024-08-16T14:03:57Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.citationSILVA, Eduardo Antonio da. Um em um milhão: a "excepcionalidade negra" e a negritude pelas visualidades cinematográficas nos Estados Unidos (1990-1999). 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5034.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42205-
dc.description.abstractThis dissertation approach the issue of the exceptional negro in the visual culture of the United States, exploring the dynamics in which a black person's individual ascension is often related to competition and subalternization among their peers. The study highlights the persistence of inferiority towards white people, even when exists a black individual achieves prominence, thus maintaining white supremacy in a context of structural racism. The chapters explore the theoretical issues behind black exceptionality, a quantitative survey of film productions from the 1990s with black casts and an analysis of Spike Lee's works, providing a contrasting view of the black experience in the United States. Thus, in addition to the survey, mainstream productions were analyzed in which Samuel L. Jackson (Pulp Fiction, 1994 and Eve’s Bayou, 1997) and Whoopi Goldberg (Ghost, 1990; The Long Walk Home, 1990 and Sister Act, 1992) were in the cast, contrasting with the works of Spike Lee, contained in the so-called New Black Cinema, starting from the theory of Visual Studies to understand the moment of productions and the issue of the exceptional negro.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEstados Unidospt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectVisualidadept_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectExcepcionalidadept_BR
dc.subjectNegro Excepcionalpt_BR
dc.subject1990pt_BR
dc.subjectUnited Statespt_BR
dc.subjectVisualitypt_BR
dc.subjectRacept_BR
dc.subjectExcepctionalitypt_BR
dc.subjectExceptional Negropt_BR
dc.titleUm em um milhão: a "excepcionalidade negra" e a negritude pelas visualidades cinematográficas nos Estados Unidos (1990-1999)pt_BR
dc.title.alternativeOne in a million: "black exceptionality" and blackness through cinematic visualities in the United States of America (1990-1999)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Campo, Mônica Brincalepe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905245325390054pt_BR
dc.contributor.referee1Nganga, João Gabriel do Nascimento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8550287643881852pt_BR
dc.contributor.referee2Pinheiro, Marcos Sorrilha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756230852527267pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5197871446512972pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação aborda a questão da excepcionalidade negra na cultura visual estadunidense, explorando a dinâmica em que a ascensão individual de um negro muitas vezes está ligada à competição e subalternização entre seus pares. O estudo destaca a persistência da inferiorização perante os brancos, mesmo quando um indivíduo negro alcança destaque, mantendo assim a supremacia branca em um contexto de racismo estrutural. Os capítulos exploram, as questões teóricas por trás da excepcionalidade negra, levantamento quantitativo das produções cinematográficas dos anos 1990 com elenco negro e uma análise de obras de Spike Lee, proporcionando uma visão contrastante da experiência negra nos Estados Unidos. Deste modo, além do levantamento, foram analisadas produções do mainstream em que Samuel L. Jackson (Pulp Fiction, 1994 e Amores Divididos, 1997) e Whoopi Goldberg (Ghost, 1990; Uma História Americana, 1990 e Mudança de Hábito, 1992) estavam no elenco, contrapondo com as obras de Spike Lee, contidas no chamado Novo Cinema Negro, partindo da teoria da Visualidade para compreender o momento das produções e a questão da excepcionalidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration97pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOSpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5034pt_BR
dc.orcid.putcode165673081-
dc.crossref.doibatchid57e1a6dc-9d30-4207-817e-61761a81340a-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoCultura Visual e Educação - Estados Unidospt_BR
dc.subject.autorizadoCinema - Histórias, enredos, etc. - Estados Unidospt_BR
dc.subject.autorizadoNegros na indústria cinematográfica - Estados Unidospt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

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