Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42205
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Eduardo Antonio da | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-16T14:03:57Z | - |
dc.date.available | 2024-08-16T14:03:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Eduardo Antonio da. Um em um milhão: a "excepcionalidade negra" e a negritude pelas visualidades cinematográficas nos Estados Unidos (1990-1999). 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5034. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42205 | - |
dc.description.abstract | This dissertation approach the issue of the exceptional negro in the visual culture of the United States, exploring the dynamics in which a black person's individual ascension is often related to competition and subalternization among their peers. The study highlights the persistence of inferiority towards white people, even when exists a black individual achieves prominence, thus maintaining white supremacy in a context of structural racism. The chapters explore the theoretical issues behind black exceptionality, a quantitative survey of film productions from the 1990s with black casts and an analysis of Spike Lee's works, providing a contrasting view of the black experience in the United States. Thus, in addition to the survey, mainstream productions were analyzed in which Samuel L. Jackson (Pulp Fiction, 1994 and Eve’s Bayou, 1997) and Whoopi Goldberg (Ghost, 1990; The Long Walk Home, 1990 and Sister Act, 1992) were in the cast, contrasting with the works of Spike Lee, contained in the so-called New Black Cinema, starting from the theory of Visual Studies to understand the moment of productions and the issue of the exceptional negro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Estados Unidos | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Visualidade | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.subject | Excepcionalidade | pt_BR |
dc.subject | Negro Excepcional | pt_BR |
dc.subject | 1990 | pt_BR |
dc.subject | United States | pt_BR |
dc.subject | Visuality | pt_BR |
dc.subject | Race | pt_BR |
dc.subject | Excepctionality | pt_BR |
dc.subject | Exceptional Negro | pt_BR |
dc.title | Um em um milhão: a "excepcionalidade negra" e a negritude pelas visualidades cinematográficas nos Estados Unidos (1990-1999) | pt_BR |
dc.title.alternative | One in a million: "black exceptionality" and blackness through cinematic visualities in the United States of America (1990-1999) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Campo, Mônica Brincalepe | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0905245325390054 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nganga, João Gabriel do Nascimento | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8550287643881852 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pinheiro, Marcos Sorrilha | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1756230852527267 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5197871446512972 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação aborda a questão da excepcionalidade negra na cultura visual estadunidense, explorando a dinâmica em que a ascensão individual de um negro muitas vezes está ligada à competição e subalternização entre seus pares. O estudo destaca a persistência da inferiorização perante os brancos, mesmo quando um indivíduo negro alcança destaque, mantendo assim a supremacia branca em um contexto de racismo estrutural. Os capítulos exploram, as questões teóricas por trás da excepcionalidade negra, levantamento quantitativo das produções cinematográficas dos anos 1990 com elenco negro e uma análise de obras de Spike Lee, proporcionando uma visão contrastante da experiência negra nos Estados Unidos. Deste modo, além do levantamento, foram analisadas produções do mainstream em que Samuel L. Jackson (Pulp Fiction, 1994 e Amores Divididos, 1997) e Whoopi Goldberg (Ghost, 1990; Uma História Americana, 1990 e Mudança de Hábito, 1992) estavam no elenco, contrapondo com as obras de Spike Lee, contidas no chamado Novo Cinema Negro, partindo da teoria da Visualidade para compreender o momento das produções e a questão da excepcionalidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 97 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5034 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 165673081 | - |
dc.crossref.doibatchid | 57e1a6dc-9d30-4207-817e-61761a81340a | - |
dc.subject.autorizado | História | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Cultura Visual e Educação - Estados Unidos | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Cinema - Histórias, enredos, etc. - Estados Unidos | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Negros na indústria cinematográfica - Estados Unidos | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ExcepcionalidadeNegraNegritude.pdf | Dissertação | 4.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License