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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3791-950X
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Um em um milhão: a "excepcionalidade negra" e a negritude pelas visualidades cinematográficas nos Estados Unidos (1990-1999)
Alternate title (s): One in a million: "black exceptionality" and blackness through cinematic visualities in the United States of America (1990-1999)
Author: Silva, Eduardo Antonio da
First Advisor: Campo, Mônica Brincalepe
First member of the Committee: Nganga, João Gabriel do Nascimento
Second member of the Committee: Pinheiro, Marcos Sorrilha
Summary: Esta dissertação aborda a questão da excepcionalidade negra na cultura visual estadunidense, explorando a dinâmica em que a ascensão individual de um negro muitas vezes está ligada à competição e subalternização entre seus pares. O estudo destaca a persistência da inferiorização perante os brancos, mesmo quando um indivíduo negro alcança destaque, mantendo assim a supremacia branca em um contexto de racismo estrutural. Os capítulos exploram, as questões teóricas por trás da excepcionalidade negra, levantamento quantitativo das produções cinematográficas dos anos 1990 com elenco negro e uma análise de obras de Spike Lee, proporcionando uma visão contrastante da experiência negra nos Estados Unidos. Deste modo, além do levantamento, foram analisadas produções do mainstream em que Samuel L. Jackson (Pulp Fiction, 1994 e Amores Divididos, 1997) e Whoopi Goldberg (Ghost, 1990; Uma História Americana, 1990 e Mudança de Hábito, 1992) estavam no elenco, contrapondo com as obras de Spike Lee, contidas no chamado Novo Cinema Negro, partindo da teoria da Visualidade para compreender o momento das produções e a questão da excepcionalidade.
Abstract: This dissertation approach the issue of the exceptional negro in the visual culture of the United States, exploring the dynamics in which a black person's individual ascension is often related to competition and subalternization among their peers. The study highlights the persistence of inferiority towards white people, even when exists a black individual achieves prominence, thus maintaining white supremacy in a context of structural racism. The chapters explore the theoretical issues behind black exceptionality, a quantitative survey of film productions from the 1990s with black casts and an analysis of Spike Lee's works, providing a contrasting view of the black experience in the United States. Thus, in addition to the survey, mainstream productions were analyzed in which Samuel L. Jackson (Pulp Fiction, 1994 and Eve’s Bayou, 1997) and Whoopi Goldberg (Ghost, 1990; The Long Walk Home, 1990 and Sister Act, 1992) were in the cast, contrasting with the works of Spike Lee, contained in the so-called New Black Cinema, starting from the theory of Visual Studies to understand the moment of productions and the issue of the exceptional negro.
Keywords: Estados Unidos
Cinema
Visualidade
Raça
Excepcionalidade
Negro Excepcional
1990
United States
Visuality
Race
Excepctionality
Exceptional Negro
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS
Subject: História
Cultura Visual e Educação - Estados Unidos
Cinema - Histórias, enredos, etc. - Estados Unidos
Negros na indústria cinematográfica - Estados Unidos
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em História
Quote: SILVA, Eduardo Antonio da. Um em um milhão: a "excepcionalidade negra" e a negritude pelas visualidades cinematográficas nos Estados Unidos (1990-1999). 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5034.
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5034
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42205
Date of defense: 22-Feb-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

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