Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42162
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Decolonialidade e ensino de língua inglesa: o que dizem os estudos em Linguística Aplicada? |
Autor(es): | Corrêa, Laura Queiroz |
Primeiro orientador: | Brito, Cristiane Carvalho de Paula |
Primeiro membro da banca: | Ribas, Fernanda Costa |
Segundo membro da banca: | Peixoto, Mariana Rafaela Batista Silva |
Resumo: | A decolonialidade traz novas possibilidades e perspectivas no ensino de inglês, além de problematizar as práticas de ensino tradicionais. O presente trabalho se propôs a analisar como os trabalhos em Linguística Aplicada tem tematizado o ensino de língua inglesa e a decolonialidade. Os trabalhos analisados são dos anos de 2018 a 2023 e estão disponíveis em revistas de LA. Através de uma pesquisa bibliográfica percebemos que os trabalhos encontrados mostram perspectivas reflexivas, questionadoras e pertinentes da prática decolonial na formação de professores e de ensino de inglês. Nossas análises apontam que são necessários mais estudos nessa área e que os estudos sejam mais aprofundados, para que assim o fazer decolonial na aula de língua inglesa seja mais adotado, visto que ele pode ser uma ferramenta importante para promover uma educação mais igualitária. |
Abstract: | Decoloniality brings new possibilities and perspectives in teaching English, in addition to problematizing traditional teaching practices. The present work set out to analyze how works in Applied Linguistics have focused on English language teaching and decoloniality. The works analyzed are from 2018 to 2023 and are available in AL journals. Through bibliographical research, we realized that the works found show reflective, questioning and pertinent perspectives on decolonial practice in teacher training and English teaching. Our analyzes indicate that more studies are needed in this area and that studies are more in-depth, so that decolonial practice in the English language class is more adopted, as it can be an important tool to promote more equal education. |
Palavras-chave: | Pesquisa bibliográfica Bibliographical research Decolonialidade Decoloniality Ensino de Inglês English teaching |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CORRÊA, Laura Queiroz. Decolonialidade e ensino de língua inglesa: o que dizem os estudos em Linguística Aplicada?. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42162 |
Data de defesa: | 19-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DecolonialidadeEnsinoLíngua.pdf | 440.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.