Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42162
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Corrêa, Laura Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T18:35:39Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T18:35:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-19 | - |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Laura Queiroz. Decolonialidade e ensino de língua inglesa: o que dizem os estudos em Linguística Aplicada?. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42162 | - |
dc.description.abstract | Decoloniality brings new possibilities and perspectives in teaching English, in addition to problematizing traditional teaching practices. The present work set out to analyze how works in Applied Linguistics have focused on English language teaching and decoloniality. The works analyzed are from 2018 to 2023 and are available in AL journals. Through bibliographical research, we realized that the works found show reflective, questioning and pertinent perspectives on decolonial practice in teacher training and English teaching. Our analyzes indicate that more studies are needed in this area and that studies are more in-depth, so that decolonial practice in the English language class is more adopted, as it can be an important tool to promote more equal education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.subject | Bibliographical research | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject | Decoloniality | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Inglês | pt_BR |
dc.subject | English teaching | pt_BR |
dc.title | Decolonialidade e ensino de língua inglesa: o que dizem os estudos em Linguística Aplicada? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brito, Cristiane Carvalho de Paula | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7024272980833285 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribas, Fernanda Costa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8897481539878157 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Peixoto, Mariana Rafaela Batista Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7920761600325088 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5889893081205082 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A decolonialidade traz novas possibilidades e perspectivas no ensino de inglês, além de problematizar as práticas de ensino tradicionais. O presente trabalho se propôs a analisar como os trabalhos em Linguística Aplicada tem tematizado o ensino de língua inglesa e a decolonialidade. Os trabalhos analisados são dos anos de 2018 a 2023 e estão disponíveis em revistas de LA. Através de uma pesquisa bibliográfica percebemos que os trabalhos encontrados mostram perspectivas reflexivas, questionadoras e pertinentes da prática decolonial na formação de professores e de ensino de inglês. Nossas análises apontam que são necessários mais estudos nessa área e que os estudos sejam mais aprofundados, para que assim o fazer decolonial na aula de língua inglesa seja mais adotado, visto que ele pode ser uma ferramenta importante para promover uma educação mais igualitária. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa | pt_BR |
dc.sizeorduration | 36 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DecolonialidadeEnsinoLíngua.pdf | 440.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.