Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42162
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCorrêa, Laura Queiroz-
dc.date.accessioned2024-08-12T18:35:39Z-
dc.date.available2024-08-12T18:35:39Z-
dc.date.issued2024-04-19-
dc.identifier.citationCORRÊA, Laura Queiroz. Decolonialidade e ensino de língua inglesa: o que dizem os estudos em Linguística Aplicada?. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42162-
dc.description.abstractDecoloniality brings new possibilities and perspectives in teaching English, in addition to problematizing traditional teaching practices. The present work set out to analyze how works in Applied Linguistics have focused on English language teaching and decoloniality. The works analyzed are from 2018 to 2023 and are available in AL journals. Through bibliographical research, we realized that the works found show reflective, questioning and pertinent perspectives on decolonial practice in teacher training and English teaching. Our analyzes indicate that more studies are needed in this area and that studies are more in-depth, so that decolonial practice in the English language class is more adopted, as it can be an important tool to promote more equal education.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.subjectBibliographical researchpt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectDecolonialitypt_BR
dc.subjectEnsino de Inglêspt_BR
dc.subjectEnglish teachingpt_BR
dc.titleDecolonialidade e ensino de língua inglesa: o que dizem os estudos em Linguística Aplicada?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Cristiane Carvalho de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7024272980833285pt_BR
dc.contributor.referee1Ribas, Fernanda Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8897481539878157pt_BR
dc.contributor.referee2Peixoto, Mariana Rafaela Batista Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7920761600325088pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5889893081205082pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA decolonialidade traz novas possibilidades e perspectivas no ensino de inglês, além de problematizar as práticas de ensino tradicionais. O presente trabalho se propôs a analisar como os trabalhos em Linguística Aplicada tem tematizado o ensino de língua inglesa e a decolonialidade. Os trabalhos analisados são dos anos de 2018 a 2023 e estão disponíveis em revistas de LA. Através de uma pesquisa bibliográfica percebemos que os trabalhos encontrados mostram perspectivas reflexivas, questionadoras e pertinentes da prática decolonial na formação de professores e de ensino de inglês. Nossas análises apontam que são necessários mais estudos nessa área e que os estudos sejam mais aprofundados, para que assim o fazer decolonial na aula de língua inglesa seja mais adotado, visto que ele pode ser uma ferramenta importante para promover uma educação mais igualitária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesapt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DecolonialidadeEnsinoLíngua.pdf440.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.