Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42160
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Estratégia de aproximação entre o Museu DICA e a Escola |
Autor(es): | Garcia, Debora |
Primeiro orientador: | Martins, Silvia |
Primeiro coorientador: | Arantes, Alessandra Riposati |
Primeiro membro da banca: | Andrade, Acácio Aparecido de Castro |
Segundo membro da banca: | Villas-Bôas, José Maria |
Resumo: | Os Museus de Ciências são considerados espaços educativos e que apresentam particularidades se comparados às instituições de ensino formal. Considerando a importância e os desafios da relação entre o Museu e a escola, vemos na dimensão educativa museológica uma forma de aproximar os professores das exposições e atividades, em busca de divulgar a ciência. Pensando nisso, este trabalho visa identificar elementos na relação do Museu-Escola, com o intuito de definir e avaliar uma estratégia de aproximação com os professores e assim contribuir para melhorar essa relação. Além disso, sugerimos estrategias de atividades com 3 principais exposições do Museu DICA com a finalidade de auxiliar o professor no planejamento das visitas. Por meio de uma pesquisa documental, bibliográfica e descritiva, feita no acervo do DICA e com os trabalhos devolvidos pelo museu, propomos estrategias de atividades para o professor utilizar antes, durante e depois da visita. O objetivo é compilar informações e procedimentos que aproxime as escolas de educação básica do DICA, por meio de orientações de como usar o espaço e exposições no cotidiano do ensino e aprendizagem do ensino formal. |
Abstract: | Science museums are considered educational spaces and present particularities when compared to formal educational institutions. Considering the importance and challenges of the relationship between the museum and the school, we see in the educational dimension of museology a way to bring teachers closer to exhibitions and activities, aiming to promote the dissemination of science. With this in mind, this work aims to identify elements in the Museum-School relationship, with the intention of defining and evaluating a strategy to approach teachers and thus contribute to improving this relationship. Furthermore, we suggest strategies for activities with the three main exhibitions of the DICA Museum in order to assist the teacher in planning the visits. Through documentary, bibliographic, and descriptive research conducted in the DICA collection and with the materials provided by the museum, we propose activity strategies for the teacher to use before, during, and after the visit. The goal is to compile information and procedures that bring basic education schools closer to DICA, through guidance on how to use the space and exhibitions in the daily teaching and learning of formal education. |
Palavras-chave: | Relação Museu-Escola Ensino de Física Museus de Ciências Museum-School Relationship physics teaching Science Museums |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | GARCIA, Debora. Estratégia de aproximação entre o Museu DICA e a Escola. 2024. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42160 |
Data de defesa: | 22-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EstratégiaAproximaçãoEntre.pdf | TCC | 5.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.